28 de abril de 2024 12:12

Cresce número de internações por atropelamento em Minas

A série de ocorrências tem aumentado de maneira assustadora o número de internações de pedestres por atropelamento em Minas Gerais, chegando a uma alta de quase 12% no comparativo com o primeiro semestre de 2022, conforme levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Especialistas em segurança no trânsito sinalizam erros de pedestres, motoristas e de sinalização das vias. Eles também defendem que, além de fiscalização, o poder público deve investir em educação no trânsito.

Os dois elos dessa cadeia (motorista e pedestre) dividem a responsabilidade pelos acidentes, especialmente no caso de atropelamentos, e ainda há um somatório de imprudência e impaciência no trânsito. “São fatores determinantes para que esses acidentes aconteçam, seja no desrespeito às normas de trânsito, avanço de sinal, falhas de atenção ao conduzir e atravessar as ruas. Historicamente, os acidentes de trânsito respondem por uma ocupação de 60% dos leitos de UTI e 50% das cirurgias do SUS. É um número bem alto”, alerta Alysson Coimbra, médico especialista em medicina do tráfego e diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra).

RANKING Em Minas, 2.457 pedestres precisaram ser internados no Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2023, um aumento de 11,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de Goiás (6.402) e São Paulo (3.077). O saldo de acidentes de trânsito no estado subiu de 3.856, entre janeiro e julho deste ano, para 3.957 no mesmo período de 2022, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

FONTE BARROSO EM DIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade