30 de abril de 2024 17:45

Detran abre 1.000 vagas para emissão gratuita da CNH; veja como se inscrever até o dia 25/09

Veja aqui como se beneficiar da iniciativa do Detran e garantir sua CNH sem qualquer custo! Não perca a chance de ter sua habilitação!

Se você almeja conquistar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas enfrenta restrições financeiras no momento, é importante saber que em breve você terá a oportunidade de realizar seu desejo. Isso porque o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) oferece a emissão do documento de graça.

Sendo assim, um estado brasileiro específico abriu mil vagas para o programa que oferece CNH gratuitamente a cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Portanto, continue lendo para descobrir qual estado brasileiro está oferecendo essa oportunidade à população e quais são os procedimentos para participar até o dia 25 de setembro de 2023.

Detran oferece emissão de CNH gratuitamente

Mão segurando a CNH
Imagem: Rafapress / Shutterstock.com

O Detran do Rio Grande do Norte oferece o Programa CNH Popular 2023 para pessoas de baixa renda que desejam obter sua primeira habilitação nas categorias A ou B. Ademais, o programa também engloba aqueles que desejam mudar sua categoria para C, D ou E.

Sendo assim, há 500 vagas para categoria A e 350 vagas para a categoria B. Por sua vez, a mudança de categoria para C, D e E oferta 150 vagas. Ainda, é importante mencionar que o CNH Popular arcará com todas as taxas e exames para emissão do documento.

Além disso, também haverá pagamento na íntegra para curso teórico ou prático oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Dessa maneira, para se beneficiar da iniciativa governamental, é necessário que a pessoa esteja cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico). A CNH gratuita também poderá ser solicitada por pessoas que sejam beneficiárias de programas assistenciais previstos em lei.

Como posso me inscrever no programa?

As inscrições estão abertas até o dia 25 deste mês, sendo realizadas on-line pelo Portal de Serviços do Detran do RN, acessível aqui. Assim, os requisitos incluem idade acima de 18 anos, habilidade de leitura e escrita, e comprovação de residência no RN nos últimos 12 meses.

Ainda, não é permitido ter tido a CNH suspensa ou cassada, e, para quem deseja mudar de categoria, não podem haver infrações penais ou infrações de trânsito graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. Então, a lista dos aprovados estará disponível no site do Detran em 17 de outubro.

Por fim, os selecionados deverão apresentar a documentação requerida até 17 de novembro para análise. Finalmente, o resultado final do Programa CNH Popular será divulgado em 27 de dezembro.

FONTE SEU CRESITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade