30 de abril de 2024 05:40

Estação Chrockatt de Sá, vai ser transformada em espaço cultural

Estação datada do século XVIII também vai ganhar uma praça de eventos

Foi assinada na tarde dessa terça-feira (12), em Ouro Preto, a ordem de serviços para a restauração da Estação Chrockatt de Sá, localizada no subdistrito de mesmo nome. Além da revitalização do patrimônio histórico brasileiro, também foi anunciada a construção de um espaço de lazer e eventos. A intenção é atrair turistas e gerar emprego e renda para a localidade. Liderado por Sidney Pedrosa, da empresa Recursos Pedrosa, a revitalização da estação vai custar aproximadamente R$1 milhão, foi captado do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), via “Plataforma Semente”. Com apoio da Gerdau, a reforma é uma Medida Compensatória Ambiental, já que a localidade, próxima a cidade de Congonhas, é impactada diretamente pela mineração.

Durante a cerimônia de apresentação do projeto, Pedrosa explicou sobre a dificuldade na captação de recursos para a revitalização do bem. Segundo ele, muitos o chamaram de “doido”, uma vez que o valor arrecadado seria para a revitalização de um espaço público e não particular. Segundo ele, a iniciativa de reaver a estação ferroviária enquanto um bem local teve início durante a pandemia de coronavírus, em 2020. “Comecei a buscar informações históricas sobre ela [estação] e a estudar arquitetura patrimonial, incluindo órgãos como o IPHAN e o IEPHA, além do patrimônio histórico em geral. Constatei que a estação é uma das mais belas da minha região“, comentou Pedrosa, cuja mãe é vizinha da estação. Após seus estudos, Pedrosa buscou recursos e parceiros para conseguir apoio da Gerdau e da Plataforma Semente, do MPMG.

As obras de revitalização da Estação Chrockatt de Sá têm previsão para durar sete meses. De acordo com Pedrosa, uma grande festa de inauguração já está sendo planejada para a reabertura do local. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que esteve presente na cerimônia de assinatura, agradeceu aos envolvidos e ressaltou que a Estação de Bocaina, como era chamada quando foi inaugurada, é um “registro do ferroviarismo do Brasil”.

Símbolo da art nouveau no Brasil, a Estação foi inaugurada em novembro de 1897 e encontra-se abandonada há mais de uma década, localizada em Miguel Burnier, maior distrito em extensão territorial de Ouro Preto.

Estação revitalizada vai contar a história da localidade

Estação Chrockatt de Sá, localizada a 8km de Miguel Burnier, data do século 18
Estação, localizada a 8km de Miguel Burnier, data do século 18 – Foto: Isabela Vilela

O projeto arquitetônico e paisagístico da Estação Chrockatt de Sá foi idealizado pelo escritório de arquitetura e engenharia URBI, responsável por outras revitalizações no município no passado. De acordo com a arquiteta responsável, o projeto é composto por três etapas, divididas em análises, levantamentos e início das obras.

A primeira foi de conhecimento e análise da edificação, buscando seus significados e evolução enquanto patrimônio cultural. Segundo os técnicos, este primeiro momento possibilitou identificar que a estação, localizada em uma estrutura industrial ferroviária, guarda a história do desenvolvimento econômico da região, através de suas estruturas. Em estilo art nouveau, estilo arquitetônico típico do final do século XIX e início do XX, a construção em alvenaria, apresenta elementos de formatos orgânicos e naturalistas, com mãos francesas metálicas sustentando o telhado da plataforma.

A segunda etapa do projeto focou nos levantamentos sobre o estado físico do imóvel que apresentava diversas marcas do tempo e do abandono, como grafismos nas paredes e problemas infraestruturais. Todo o bem foi escaneado com drones e visitado por equipes técnicas e membros do executivo municipal. A partir dos estudos, foi possível, segundo os profissionais da Urbi, construir o dossiê de conservação e restauro para iniciar a revitalização.

Agora, após a assinatura da ordem de serviços, o projeto entra na terceira e última fase de intervenção arquitetônica e paisagística. A estrutura da estação ferroviária, que possui quatro cômodos, será totalmente revitalizada. Além da reforma infraestrutural, os espaços – antiga sala do Chefe da Estação, o salão principal onde encontrava-se a recepção, um banheiro e um depósito – serão utilizados como ambientes de exposição de fotografias e relatos históricos sobre o funcionamento da estação desativada.

Espaço de eventos promete atrair ecoturismo para a região

Previsão é de que as intervenções durem cerca de 7 meses
Previsão é de que as intervenções durem cerca de 7 meses – Foto: Isabela Vilela

Além da revitalização da infraestrutura, o projeto também prevê a construção de uma Praça de Eventos, que contará com concha acústica – para realização de eventos musicais – estacionamento, bicicletário, cadeiras, mesas e bebedouros.

No espaço placas informativas contarão a história da comunidade e da estação, imergindo o visitante na narrativa local. Também está prevista a inserção de uma Maria Fumaça, para que os visitantes remontem a ambiência dos anos de funcionamento original da estação. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, o objetivo é criar um ambiente de pertencimento à pequena comunidade de Estação Chrockatt de Sá.

Para o prefeito ouro-pretano, o novo espaço de lazer da localidade vai contribuir com o desenvolvimento e diversificação da economia local, atraindo visitantes que buscam o ecoturismo e o turismo histórico, além de empresários do ramo. “Esses elementos tornam a área um centro de turismo e lazer, com muitas oportunidades para diversificar a economia, que é intensamente ligada à mineração. Podemos ter hotéis, atrações turísticas e até mesmo a restauração da linha férrea que ligaria Miguel Burnier a Ouro Preto”, ressaltou Angelo Oswaldo.

Quem foi Chrockatt de Sá

Inicialmente chamada de Bocaina, teve nome alterado para Estação Chrockatt de Sá
Inicialmente chamada de Bocaina, teve nome alterado para Estação Chrockatt de Sá – Foto: Reprodução

Localizada entre os municípios de Ouro Preto e Congonhas, a cerca de oito quilômetros da sede de Miguel Burnier, o subdistrito conta com menos de 100 habitantes, de acordo com o IBGE. Cercado de belezas naturais, a localidade recebeu no final do século XIX a estação ferroviária, com o nome de “Estação de Bocaina”.

Tempos mais tarde teve o nome alterado para “Estação Chrockatt de Sá”, em homenagem a João Chrockatt de Sá Pereira de Castro, engenheiro e diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) em 1891. O diretor foi um dos principais responsáveis pela expansão das ferrovias em Minas Gerais.

FONTE AGÊNCIA PRIMAZ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade