28 de abril de 2024 01:33

Quanto vale uma MOEDA RARA de 1 real Disco Cortado? Descubra o seu potencial financeiro

A moeda rara de 1 Real é uma das mais comuns em circulação no Brasil, mas você sabia que algumas delas podem valer uma verdadeira fortuna? Isso mesmo, existem moedas raras de 1 Real que são verdadeiros tesouros para os colecionadores e entusiastas da numismática.

Neste artigo, vamos explorar essas moedas valiosas e uma moeda rara chamada Disco Cortado. Prepare-se para descobrir um mundo fascinante escondido nas moedinhas do seu bolso!

História da Moeda de 1 Real

moeda rara de 1 Real foi lançada em 1994, como parte do Plano Real, que tinha como objetivo estabilizar a economia brasileira e combater a inflação. Desde então, ela se tornou a principal moeda de circulação no país, substituindo o Cruzeiro Real.

A moeda de 1 Real possui um núcleo de aço revestido por uma camada de bronze-alumínio, e seu design é marcado pela efígie da República, presente em todas as moedas brasileiras.

Moeda de 1 real primeira família

Moeda de 1 real de 1994
Moeda de 1 real de 1994 – Imagem: Moedas do Brasil
ANVERSO DA MOEDAREVERSO DA MOEDA
À direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição “BRASIL”.Inscrição indicativa de valor, ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos “centavos” e o correspondente ao ano de cunhagem.

Moeda de 1 real bimetálica (cuproníquel e alpaca) da segunda família do real

Moeda de 1 real de 1998 bimetálica (núcleo de cuproníquel e anel de alpaca)
Moeda de 1 real de 1998 bimetálica (núcleo de cuproníquel e anel de alpaca) – Imagem: Moedas do Brasil
ANVERSO DA MOEDAREVERSO DA MOEDA
Apresenta a efígie da República à direita do núcleo prateado de cuproníquel e transpondo para o anel dourado de alpaca, constituindo elemento de segurança da moeda. No anel dourado há referências às raízes étnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cerâmicas indígenas de origem marajoara, e a leganda Brasil.No anel dourado de apaca, apresenta grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado de cuproníquel, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com aconstelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

Moeda de 1 real bimetálica (aço inoxidável e aço revestido de bronze) da segunda família do real

Moeda de 1 real de 2014 bimetálica
Moeda de 1 real de 2014 bimetálica (núcleo de aço inoxidável e anel de aço revestido de bronze) – Imagem: Moedas do Brasil
ANVERSO DA MOEDAREVERSO DA MOEDA
Apresenta a efígie da República à direita do núcleo prateado de aço inoxidável e transpondo para o anel dourado de aço inoxidável revestido por bronze, constituindo elemento de segurança da moeda. No anel dourado há referências às raízes étnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cerâmicas indígenas de origem marajoara, e a leganda Brasil.No anel dourado de aço inoxidável revestido por bronze, apresenta grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado de inoxidável, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com aconstelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

As Moedas Raras de 1 Real Disco Cortado

Embora a maioria das moedas de 1 Real seja comum e tenha pouco valor além do seu poder de compra, existem algumas exceções que são consideradas verdadeiras raridades. Essas moedas podem ser valiosas devido a erros de cunhagem, tiragens limitadas, características especiais ou simplesmente por serem antigas e difíceis de encontrar.

  • 1 Corte
Moeda de 1 real Disco Cortado
Moeda de 1 real Disco Cortado – Imagem: Divulgação
  • 2 Cortes
Moeda de 1 real Disco Cortado
Moeda de 1 real Disco Cortado (2 cortes) – Imagem: Divulgação

O Valor das Moedas Raras 1 Real Disco Cortado

Valores Moedas de 1 real Disco cortado
Valores Moedas de 1 real Disco cortado – Imagem: Divulgação

Como Identificar uma Moeda Rara de 1 Real

Identificar uma moeda rara de 1 Real pode ser um desafio, pois nem sempre é fácil distinguir uma moeda comum de uma valiosa. No entanto, existem algumas características que podem ajudar na identificação:

  • Erros de cunhagem: moedas com erros de cunhagem, como falhas na impressão, desalinhamento ou dupla estampa, tendem a ser mais valiosas.
  • Tiragem limitada: moedas com tiragem limitada são mais difíceis de encontrar e, portanto, mais valorizadas pelos colecionadores.
  • Características especiais: moedas comemorativas, temáticas ou com designs únicos são sempre mais procuradas pelos numismatas.
  • Conservação: moedas em bom estado de conservação tendem a ter um valor maior do que aquelas desgastadas pelo tempo e pelo uso.

O Mercado de Moedas Raras

O mercado de moedas raras é bastante ativo e dinâmico, com colecionadores e investidores sempre em busca de peças valiosas. Além das moedas de 1 Real, existem diversas outras moedas raras brasileiras e estrangeiras que podem valer uma fortuna.

Portanto, se você tem interesse nesse hobby ou está pensando em investir nesse mercado, é importante pesquisar e se informar para tomar decisões mais assertivas.

Onde Vender Moedas Antigas?

Para quem está em busca de vender suas moedas antigas, existem várias opções. No entanto, antes de dar esse passo, é importante fazer uma avaliação prévia do valor da moeda. Para isso, você pode enviar fotos e informações para especialistas, como a Brasil Moedas Leilões.

Após receber a avaliação, você pode buscar alternativas de onde vender suas moedas antigas. Algumas das melhores opções incluem:

  1. Site da Sociedade Numismática Brasileira;
  2. Lojas especializadas em numismática;
  3. Leilões de moedas;
  4. Comércio eletrônico, como eBay, Amazon e Mercado Livre;
  5. Casas de compra de moedas;
  6. Encontros presenciais;
  7. Anúncios especializados em numismática.

Quem Compra Moedas Antigas?

Existem vários compradores de moedas antigas que podem estar interessados em suas peças. Alguns dos principais incluem:

  • Casa do Colecionador: acesse o site ou entre em contato no número (41) 99927-7034;
  • Caravelas Coleções: acesse o site ou entre em contato no número (19) 97129-2030;
  • Mercado Negro de Antiguidades: acesse o site ou entre em contato no número (51) 99314-2007.
  • Mundo Numismático: acesse o site ou telefone(também whatsapp) no número (51) 98309-1130

Ademais, as moedas raras de 1 Real são verdadeiros tesouros que podem estar escondidos nas suas gavetas ou até mesmo no seu bolso. Se você ficou curioso e quer começar a explorar esse fascinante mundo da numismática, lembre-se de pesquisar, estudar e contar com a ajuda de especialistas para tomar decisões mais seguras. Quem sabe você não encontra uma moeda rara que pode mudar a sua vida?

Lembre-se sempre de que a numismática vai além do valor financeiro das moedas, ela também é uma forma de preservar a história e a cultura de um país. Portanto, divirta-se nessa jornada e boa sorte na busca pelas moedas raras de 1 Real!

FONTE NOTÍCIAS CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade