28 de abril de 2024 13:29

Globo é processada por uso de marca de uma Associação de Barbacena

A Globo está sendo processada pela Associação Cultural Elas por Elas, de Barbacena, pelo uso da marca “Elas por Elas” na novela das 18h. A emissora da família Marinha perdeu a marca e trava uma batalha para tentar recuperar o título.

“A Globo perdeu o nome Elas por Elas por não renovar o registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Um procedimento que tem que ser feito por qualquer um, mesmo sendo a Globo. Assim, a marca foi registrada pela Cia Elas por Elas, de Barbacena, há muitos anos”, disse a instituição, por meio de nota.

O canal tentou recuperar a marca em 2017, mas a solicitação foi negada pelo INPI. Agora, cerca de seis anos depois, a emissora entrou com um novo pedido e aguarda um parecer do órgão responsável.

“A emissora ainda quer a marca Elas por Elas de volta como se fosse dona do mundo e pudesse passar por cima do INPI, da lei e de todos. A Globo nunca nos procurou para uma conversa amigável, cessão ou acordo sobre a marca. Pode isso? Claro que não. Direito existe para todos”, completa a nota da Associação.

O advogado João Guilherme Kelmer, que representa a associação, afirma que o escritório foi procurado pela associação perto do lançamento da novela. “A Rede Globo tinha o registro da marca até 1995. Em 2015, a Cia Elas por Elas fez o registro e detém o direito de uso até 2028.”

De acordo com a defesa da companhia, a Globo foi notificada, mas nunca retornou. “Tivemos que entrar judicialmente. Mesmo sem direito de uso, inclusive por decisão do INPI, a Rede Globo simplesmente ignora tudo e está usando ilegalmente a marca Elas por Elas.”

Procurada por Splash (UOL), a assessoria de imprensa da Globo não retornou até o momento.

FONTE BARROSO EM DIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade