28 de abril de 2024 00:46

Presidente do Banco Central afirma que Pix substituirá o cartão de crédito; entenda como

O Pix está cada vez mais presente na realidade financeira do Brasil, podendo haver possibilidade dele substituir outros modos de pagamento!

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que o Pix está prestes a entrar em uma nova fase que permitirá programar pagamentos. Em sua perspectiva, essa evolução do Pix terá o potencial de transcender as fronteiras atuais e substituir outras modalidades de pagamento, com destaque para o cartão de crédito.

Campos Neto fez essas declarações durante o XXXIII Encontro de Lisboa entre os bancos centrais dos países de língua portuguesa. Ademais, segundo o presidente do BC, o Pix é capaz de oferecer uma alternativa mais econômica em comparação com o cartão de crédito. Entenda mais a seguir!

Pix pode tomar o lugar do cartão de crédito

O presidente prevê que, à medida que os bancos ganham maior visibilidade no Pix, a dependência do cartão de crédito diminuirá. Além disso, Campos Neto mencionou que as bandeiras de cartão também estão inovando e se adaptando ao futuro.

Ademais, um dos destaques da apresentação foi o recorde alcançado pelo Pix, que registrou 168 milhões de transações em um único dia. Essa adesão rápida superou as expectativas do BC, mostrando a receptividade dos usuários ao sistema de pagamento instantâneo.

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Futuro desse modelo de pagamento

Uma das características futuras do Pix é a possibilidade de parcelamento, conhecido como “Pix Garantido”. No entanto, a data de lançamento para essa funcionalidade ainda não foi confirmada. A visão de Campos Neto encontra apoio em especialistas, como no sócio associado da McKinsey, Roberto Nacchace.

Desse modo, ele acredita que a opção de parcelamento pelo Pix inevitavelmente concorrerá com outras formas de pagamento, especialmente o cartão de crédito, embora a migração possa ocorrer a um ritmo gradual.

Por fim, o Banco Central confirmou que o Pix Automático, que possibilitará pagamentos recorrentes, assumindo a função do débito automático atual, está previsto para ser lançado em outubro de 2024, após adiamentos causados por questões relacionadas à paralisação de servidores do BC. Essa nova funcionalidade promete ampliar ainda mais a utilidade e a flexibilidade do Pix.

FONTE SEU CRÉDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade