No próximo dia 14, sábado, o Festival Tudo é Jazz abre sua temporada em Itabirito com participação especial na Feira Bação Cultural. O grupo Mambojazz se apresenta às 17h no Espaço do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação , com um show gratuito e envolvente em música instrumental. Compositores como Chucho Valdés, Horace Silver, Mílton Nascimento e Frank Emílio são carros-chefe no repertório. Clássicos norte-americanos popularmente conhecidos no nosso imaginário jazzístico também são executados com uma roupagem latina, mesclando diversos ritmos cubanos, afro-cubanos e brasileiros e colocam todos para dançar. Compõem o grupo, a clarinetista Thamiris Cunha; o pianista, compositor e arranjador Bruno Malaguti; o baixista Felipe Jamaica; o baterista Marcos Tinti e o músico chileno, percussionista, multi-instrumentista, compositor, produtor e pesquisador da cultura popular afro-latina, Camilo Bernarle.
Nesta 21 ª edição, o Tudo é Jazz homenageia as cantoras Nina Simone e Elza Soares. Nina Soares foi uma pianista, cantora e compositora norte-americana. Além de uma das grandes vozes femininas do jazz, esteve comprometida com o ativismo pelos direitos civis dos negros do seu país. No Brasil, Elza Soares é considerada um dos maiores nomes da música popular brasileira. Já recebeu o título de “A Melhor Cantora do Universo” dado pela emissora BBC de Londres.
Em novembro, entre os dias 14 a 20, serão realizadas as demais atividades do Tudo é Jazz em Itabirito. Será uma intensa agenda de shows e exposição gratuitos. A direção geral e curadoria do Festival é de Rud Carvalho e a direção artística fica por conta do estilista Ronaldo Fraga.
O Som Clube/Tudo é Jazz é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É apresentado pela Gerdau, tem patrocínio da Cemig e conta ainda com apoio da Prefeitura de Itabirio. A realização é da New View e Som Clube (CA 2018.13608.0320) e produção da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte.