×

Viaduto de R$ 46 milhões será debatido em audiência pública


Orçado em R$46 milhões, o viaduto da Cachoeira, em Conselheiro Lafaiete (MG), já é alvo de questionamentos em torno de sua logística viária. Projetado para mão única, sentido centro a BR 040, a obra faz parte Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022, porém suscita dúvidas na trafegabilidade.

Previsto como a maior obra viária de Lafaiete, com 160 metros de extensão o viaduto, incluindo desapropriações, o elevado prevê mais segurança com o total fechamento da travessia mas o novo sistema viário ao seu entorno é alvo de críticas contundentes do Vereador Renato Pelé (Podemos) desde o início de sua construção há pouco mais de 40 dias.

Ao reconhecer a importância da obra para a fluidez e segurança do trânsito, ele lançou dúvidas pontuais como defendeu que o viaduto seja em mão dupla como também os impactos aos moradores ao redor do elevado. Já no dia 16, a partir das 18:30, na Câmara de Lafaiete, acontece a audiência pública para discutir a construção do novo viaduto em especial acerca do trânsito, passagem de pedestres, ciclistas e mobilidade urbana.

“Sabe-se que inicialmente ele terá duas pistas de via única. Contudo, é de competência do município decidir sobre o trânsito local, então é possível posteriormente alterar o trânsito para ser mão dupla. Assim fica o questionamento se o viaduto terá infraestrutura para suportar o alto tráfego de veículo se for mão dupla? Os profissionais da MRS falaram que o viaduto está sendo projetado conforme as normas técnicas”, pontuou.

Porém a principal dúvida é sobre o fluxo de trânsito de quem chega a Lafaiete e precisa acessar o Cachoeira e região, como também de que sai de Lafaiete sentido BR 040 e necessitaria voltar ao bairro. Em ambos os casos, o que demandaria voltar ao centro, causando mais tráfego.

“Mas infelizmente outros questionamentos não foram respondidos durante a reunião, sendo que foi acordado o envio de ofício questionando a respeito do trânsito local, sendo um deles: o trânsito que sai do viaduto com a intenção e ir ao centro da cidade, vai encontrar os veículos que chegam na cidade pela BR 040, como será resolvida a  demanda? Infelizmente grande mudança não agradará todos, sempre haverá àquele que se sentirá prejudicado ou no prejuízo, e se este for o caso de algum munícipe é possível recorrer a via judicial”, assinalou Pelé.

Renato informou que a passagem de nível será aberta para pedestres e ciclistas, como também a permanência da passarela

O vereador disse que estão realizados estudos para a viabilidade de distribuir o trânsito para evitar o congestionamento na Praça dos Trabalhadores, no Bairro Areal, no horário de pico, sendo uma das soluções a orientação para os motoristas entrarem na cidade pelo bairro São Benedito. “Isso vai impactar neste bairro e na passagem de nível existente”, considerou.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp