28 de abril de 2024 14:13

BOA NOTÍCIA: SALÁRIO EM DOBRO pelo INSS: Saiba quais APOSENTADOS e PENSIONISTAS serão beneficiados!

A fim de reduzir as filas do INSS, servidores receberão salários em dobro. Confira como ocorrerá!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está pagando os servidores com salário em dobro através do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) implementado por meio de uma Medida Provisória (MP).

A finalidade é a redução da fila de 1,8 milhões de pedidos em análise, e para isso o INSS optou por aumentar o limite máximo de processos diários analisados.

Servidores ganham em dobro e reduzem as filas do INSS

Servidores recebem salário em dobro (Fonte: Edição / Notícia de última Hora)
Servidores recebem salário em dobro (Fonte: Edição / Notícia de última Hora)

Primeiramente, a redução da fila conta com um planejamento de nove meses, buscando estimular os servidores com incentivos financeiros proporcionais a cada processo concluído, permitindo um acréscimo significativo no salário, com um valor adicional máximo de R$10.064 mensais.

Ademais, uma das medidas planejadas para a redução das filas é a contratação de novos servidores públicos. O plano visa aproveitar o concurso realizado no ano anterior, com três mil aprovados. Assim, aproximadamente mil deles já foram incorporados ao INSS, enquanto os demais fazem parte do cadastro de reserva. 

Desse modo, o aumento significativo do quadro de servidores tem como objetivo principal otimizar os serviços fornecidos pelo INSS, garantindo uma melhoria na qualidade do atendimento aos beneficiários.

Salário em dobro

Em resumo, atualmente, o INSS possui o total de 1,79 milhão de solicitações de benefícios e perícia médica, que permanecem aguardando análise.

Dessa forma, estima-se que, seguindo esse padrão, seja viável reduzir o período de espera acima de 45 dias até o final do ano. 

Portal da Transparência Previdenciária disponibilizou uma pesquisa que dizia:

  • 64% dos requerimentos encontram-se na lista há mais de 45 dias;
  • 24% aguardam de 45 a 90 dias;
  • 27% de três a seis meses;
  • 11% de seis meses a um ano;
  • 2% permanecem na espera por mais de um ano.

Para que essas filas fossem reduzidas, o INSS juntamente com o governo federal estabeleceu que os servidores ganhassem em dobro a fim de que o processo de análise dos benefícios do INSS fossem agilizados.

FONTE NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade