27 de abril de 2024 12:08

A Antologia Palavra Cria, do Instituto Profarte, inaugura um novo espaço para a literatura em Congonhas/MG

O Instituto Cultural Profetas em Arte reúne em publicação, poesias e contos de 37 escritores congonhenses e mineiros, com lançamento no próximo sábado, 28 de outubro às 19h na Romaria, em evento que conta com Sarau, venda dos livros e noite de autógrafos.

A coletânea Palavra Cria, é fruto de um projeto que nasceu durante a pandemia da covid-19, por meio do Edital Municipal de Chamada Pública da Lei Federal Aldir Blanc (2020). O Concurso, que deu origem à publicação, recebeu textos de vários temas, escritos por autores de diversas idades. O processo de seleção contou com uma comissão composta por Afonso Celso Henriques, Bella Mendes, Heleniara Moura, Luísa Bahia, Thadyanara Martinelli e Wenceslau Coimbra. Além dos textos inscritos e selecionados, o Profarte convidou autores já conhecidos, outros inéditos e ainda homenageou congonhenses com a publicação póstuma de seus escritos.

A  relação do Instituto Profarte com a literatura é antiga e vem se dando de diferentes formas. Diversos foram os espetáculos do Grupo de Teatro Boca de Cena, atuante desde 1997, criados a partir de adaptações de poesias e contos. Agora a realização do livro Palavra Cria possibilita, nas palavras da equipe de Gestão do Instituto, “o início do desenho da literatura congonhense, dos traços que a definem, sua pluralidade de linguagens, seus temas que convergem e se contrapõem. Muito além de ser uma das primeiras coletâneas com a reunião de autores da cidade, Palavra Cria evidencia a urgência da partilha de preciosos textos ainda não publicados, além de representar o incentivo à leitura e o enriquecimento da cena cultural da cidade.”

O livro conta ainda com textos de apresentação de Aguinaldo Tadeu, Wenceslau Coimbra, Paulo Henrique Pereira de Lima e Thales Moura. Em sua primeira edição, traz uma tiragem de 300 exemplares, dos quais 10 serão doados para a Biblioteca Pública Municipal de Congonhas e estarão disponíveis para apreciação da população. No evento de lançamento, os livros serão vendidos a R$39,90, com pagamento via pix.

Na programação de Lançamento, o Instituto realiza nos dias 26 e 27 de outubro das 19h às 22h na Romaria, a Oficina Sarau, um curso de poesia falada onde os escritores e artistas participantes, irão vivenciar dinâmicas de leitura e interpretação que farão parte do Sarau de Lançamento do Livro Palavra Cria. A condução da oficina será da artista e educadora Luísa Bahia.

A Oficina e o lançamento do livro, contam com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Fumcult, Secretaria Municipal de Educação e Projeto Garoto Cidadão.

Ficha Técnica – Lançamento do Livro Palavra Cria

Presidente do Instituto Cultural Profetas em Arte: Regina Bahia

Produção: Luísa Bahia, Micheline Gama, Regina Bahia, Renan Merces

Produção Executiva: Renan Merces

Coordenação: Luísa Bahia

Gestão Financeira: Regina Bahia

Assessoria Jurídica: Fernando Bahia

Montagem e Revisão: Thales Moura

Projeto gráfico e diagramação: Julia Bernardes

Capa: Hugo Gherard

Serviço Lançamento

28 de outubro às 19h

Romaria

Entrada franca

Os livros serão vendidos a R$39,90 com pagamento via PIX

Serviço Oficina Sarau

Condução Luísa Bahia

26 e 27 de outubro das 19h às 22h

Romaria

Público-alvo: artistas acima de 16 anos

Atividade gratuita

Inscrições pelo link: Formulário Oficina Sarau

Mais informações

Instagram: @institutoprofarte

E-mail: institutoprofarte@gmail.com

Tel.: 31 99987-4215

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade