Em uma semana de longa discussão, quando da audiência pública realizada dia 16 de outubro na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete sobre a construção do viaduto no bairro Cachoeira, em especial acerca do trânsito ser ou não mão única e da passagem dos pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida, chegou-se em uma definição após pronunciamento do Prefeito Mário Marcus que o viaduto será mão dupla.
Objetivando solucionar as controvérsias apontadas, desde o anuncio da construção do viaduto até a audiência pública, a vereadora Damires Rinarlly (PV) apresentou uma possível solução através do projetista José Carlos Gomes Tarol para viabilizar o trânsito em mão dupla aprimorando a mobilidade urbana que afeta também os pedestres. Sistematicamente, a proposta consiste em realocar minimamente o viaduto, possibilitando a implementação da mão dupla e a criação de uma nova rotatória, dando fluidez ao trânsito, pensando também em ônibus e caminhões de grande porte, tendo em vista estar localizado logo em uma das principais entradas da cidade.
A vereadora Damires quando apresentou o projeto em audiência pública pontuou: “Muito me preocupa o fato de a população não ter sido ouvida antes, sendo que ela é a parte mais afetada com esta obra. Estive em reunião com vários moradores que demonstraram muita angústia, e com toda razão. Além disso, precisamos voltar nossos olhares para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Espero que tanto a prefeitura quanto às entidades envolvidas na execução da obra analisem este novo projeto apresentado por nós e de fato sobreponham o interesse público ao privado”.
Após apresentação do projeto que, a propósito, foi muito bem aceito pela população, a vereadora Damires Rinarlly (PV) encaminhou uma cópia ao Ministério Público, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e a MRS Logística S/A, solicitando que nesses novos estudos que serão feitos seja levado em análise o projeto apresentado trazendo uma solução efetiva para 30/40 anos à frente evitando futuros transtornos na mobilidade urbana do município.