28 de abril de 2024 11:36

Grupo de Dança Primeiro Ato se apresenta em Congonhas

Grupo promove oficina de dança e roda de conversa no dia 24 de outubro, terça, e, no quarta, dia 25, apresenta o espetáculo “Terreiro”, com a participação da cantora Titane 

As atividades são gratuitas e abertas ao público

O Grupo de Dança Primeiro Ato celebra suas quatro décadas com uma iniciativa que tem o propósito de disseminar seu repertório, juntamente com oficina e debate. Dessa forma, chega a Congonhas nesta terça-feira, dia 24 de outubro, às 19h, com a oficina de dança, no Museu de Congonhas, com 25 vagas gratuitas. Aberta para todos que desejam se experimentar a partir do corpo e aprender os fundamentos da dança contemporânea As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3731-6747. Nesse mesmo dia, às 20h, acontece uma roda de conversa, na qual o público onde vai saber mais sobre a história do grupo, seus processos criativos e seus desafios artísticos nestes 40 anos de existência, desenvolvimento uma linguagem artística, que preza pela originalidade e mergulho na cultura mineira, por meio de  espetáculos que misturam dança, dramaturgia, teatro, mímica e que exploram a individualidade e a expressividade de cada bailarino. E na quarta-feira, dia 25 de outubro, às 20h, no Espaço Romaria, acontece a apresentação do espetáculo “Terreiro”, que faz uma homenagem aos artistas da arte popular que, com alegria e devoção, dão forma aos festejos e crenças. O espetáculo vai contar com a participação da cantora Titane. As atividades têm entrada gratuita.

A apresentação do espetáculo, a oficina e a roda de conversa fazem parte das celebrações dos 40 anos do Grupo e integram o “Projeto Primeiro Ato 40 anos: Circulação de Repertório pelo Estado de Minas Gerais”, viabilizado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Terreiro”

O espetáculo “Terreiro” é uma homenagem aos artistas da arte popular que, com alegria e devoção, dão forma aos festejos e crenças. Concebido em colaboração entre Titane, João Paulo Gross e o Grupo Primeiro Ato, o espetáculo conta com um elenco diversificado de artistas comprometidos com o risco do inesperado. Esta produção celebra a multiplicidade e a união por meio de elementos de herança, família e tradição. “Terreiro”, com sua riqueza de detalhes, evoca um universo de minúcias presentes em cantos, telhas, baldes e retratos.

“O espetáculo Terreiro propõe encontros que são fundamentais para a trajetória tanto do Grupo Primeiro Ato quanto do estado de Minas Gerais em si: dança, canto, música, poesia, artes visuais e a diversidade de artistas vindos de diferentes horizontes, que trazem consigo suas crenças e devoções, de modo a construir uma identidade mineira. A trilha sonora do espetáculo é comandada por músicos eruditos e populares, também de Minas Gerais”, destaca Suely Machado, diretora do Grupo Primeiro Ato.

A obra é concebida, encenada e dirigida por Suely Machado, contando com a colaboração de coreógrafos convidados, João Paulo Gross e Titane. A direção vocal e musical é liderada por Titane, enquanto o figurino é elaborado por Pablo Ramon. Com a assistência de direção de Marcela Rosa, a apresentação tem uma duração total de 60 minutos.

O Grupo de Dança Primeiro Ato celebra suas quatro décadas com essa iniciativa que tem o propósito de disseminar seu repertório, acompanhado de oficinas e debates, por quatro distintas mesorregiões de Minas Gerais, já tendo passado por Araxá, Paracatu, Cataguases, e agora, Congonhas. Estas performances se destinam a sustentar a promoção e educação artística, fomentando intercâmbios culturais que mostram a atemporalidade das criações artísticas e os diálogos com as novas gerações. Assim, o Primeiro Ato cria uma linha evolutiva nas artes de Minas Gerais, preservando o patrimônio cultural do estado.

O Grupo de Dança Primeiro Ato

O Grupo de Dança Primeiro Ato, sob a direção de Suely Machado, realiza um trabalho em dança contemporânea diverso e singular. Desde o seu início, em 1982, tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos através de processos colaborativos de pesquisa, encenação e produção entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, videoartistas, atores. A participação ativa dos bailarinos no processo de criação, como coautores dos espetáculos, traz um resultado consequente para o desenvolvimento do processo criativo. Suely Machado, como diretora-encenadora, analisa cada cena dentro do todo, lapida, dá tempo e clareza à obra, traz a assinatura do Primeiro Ato a cada espetáculo criado. Esta clareza na direção confere à estrutura uma linguagem que caracteriza o Primeiro Ato como um grupo que subverte padrões e conceitos, sem perder suas origens. Passeia por temas polêmicos, ao mesmo tempo em que brinca com o imaginário, sendo o humor a mola-mestra da maioria de seus espetáculos.

O grupo investe no diálogo das artes e não se prende apenas aos palcos, mas equilibra os espaços privilegiados com a força caótica das ruas.Em 2013, o grupo foi condecorado com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura pelas relevantes contribuições à cultura brasileira. Além do grupo, família Primeiro Ato é composta também pelo Centro de Dança e por ações especiais, como o projeto Dançando na Escola e Garimpo das Artes.

Serviço: Grupo de Dança Primeiro Ato em Congonhas

Oficina de dança e roda de conversa com integrantes do Grupo de Dança Primeiro Ato

Quando: 24 de outubro, terça-feira, às 19h, no Museu de Congonhas, com 25 vagas gratuitas. Inscrições: (31) 3731-6747.

Roda de conversa: 24/10, terça, às 20h, no Museu de Congonhas, entrada aberta ao público.

Onde: Museu de Congonhas – Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77 – Basílica, Congonhas

Grupo de Dança Primeiro Ato apresenta o espetáculo “Terreiro”

Quando: 25 de outubro de 2023, quarta, às 20h

Local: Praça Santa Rita, Cataguases – Gratuita

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade