21 de julho de 2024 16:24

BENEFÍCIO EM DOBRO: INSS Vai Pagar 13° Salário para 6 Grupos em Novembro!

Veja quem ainda recebe o Benefício 13 salário INSS em novembro. Continue a leitura e confira!

benefício 13 salário é bem muito esperado todo  fim do ano. Afinal, nessa época, surgem pagamentos a mais. Todavia, esse direito é assegurado por lei a todos os trabalhadores com registro em carteira, bem como aposentados e pensionistas.

O Décimo Terceiro é um valor pago aos trabalhadores sob o regime da CLT, conforme estipulado na Constituição Federal, especificamente no artigo 7. Mas também aqueles que têm direito de receber pelo INSS

Devido às frequentes dúvidas quanto à data de pagamento, é importante verificar quando o benefício 13 salário será pago em 2023. Além de esclarecer eventuais questionamentos sobre esse benefício. Veja.

O que é o 13° salário? 

Benefício 13º salário INSS 2023
Parcela única do benefício 13 salário será em novembro (Fonte: Edição / Jornal JF)

13º salário é uma bonificação de fim de ano estabelecida no Brasil pela Lei 4.090. Portanto, o adicional garante que o trabalhador e o beneficiário do INSS recebam, na data correta, um valor que é um incentivo.

Esse pagamento adicional é concedido a funcionários contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Seja em regime de tempo integral quanto parcial.

Segundo a lei, outras categorias de trabalhadores que têm direito ao 13º incluem:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Jovens aprendizes;
  • Funcionárias em licença maternidade;
  • Trabalhadores demitidos sem justa causa;
  • Indivíduos que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O cálculo do valor do benefício 13 salário é de acordo ao número de meses recebendo a aposentadoria durante o ano. Portanto, para que um mês seja no total, é necessário ter o benefício por pelo menos 15 dias.

Pagamento do benefício 13 salário     

Em 2023, os pagamentos do abono extra INSS adiantaram-se novamente. Portanto, ocorreram em maio e junho, beneficiando uma média de 37 milhões de aposentados.

No entanto, há segurados que começaram a receber a aposentadoria após maio de 2023. Sendo assim, para garantir que eles não se prejudiquem, vão receber os valores devidos em parcela única ainda em 2023.

pagamento do benefício 13 salário INSS para estes segurados está previsto para o mês de novembro. Todavia, varia de acordo com o calendário de pagamento vigente do órgão. A previsão é que seja dia 30 do próximo mês!

FONTE JORNAL JF

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade