De acordo com a prefeitura, Uiramutã é considerado um dos principais municípios de Roraima quando se trata de potencial para o turismo
Localizado em Roraima, na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, Uiramutã é o município com menor índice de envelhecimento e menor idade mediana país, segundo dados do Censo Demográfico divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17).
Em Uiramutã, metade da população tem 15 anos ou menos. Esta é a idade mediana do município.
A cidade também é o município mais indígena do país, ou seja, com maior parcela da população se autodeclarando indígena. Pesquisa anterior do IBGE, divulgada em agosto passado, mostrou que são 96,60% dos moradores locais. Ou seja, dos 13.751 habitantes, 13.283 habitantes são pertencentes a povos tradicionais.
Com uma área territorial de 8.113,598 km², a cidade fica a 280 km da capital Boa Vista, e é a décima mais populosa entre os 15 municípios do estado.
De acordo com a prefeitura, Uiramutã é considerado um dos principais municípios de Roraima quando se trata de potencial para o turismo. Por isso, o etnoturismo é é característico do local, que consiste em apresentar aos turistas a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas.
Veja, abaixo, as cidades mais velhas e mais jovens do país, de acordo com a idade mediana do município:
FONTE EXTRA