21 de julho de 2024 16:01

Festas de Halloween estão PROIBIDAS: veja quem não poderá comemorar o Dia das Bruxas

Saiba porquê este prefeito decidiu que as festas de Halloween estão proibidas nesta cidade. Siga na leitura para entender!

O prefeito Alcino Barcelos (Republicanos) de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, anunciou a que iria proibir as festas de Halloween nas escolas públicas do município em um vídeo publicado em seu perfil do Instagram.

Neste sentido, ele justificou sua decisão, alegando que as festas de Halloween não fazem parte da cultura brasileira. Além disso, disse que a festa pode ser considerada um culto aos mortos, o que desrespeitaria algumas religiões.

O prefeito disse: “esse tipo de festa para criança, em escola, com todo o respeito do mundo, não cabe, não agrega nada. Enquanto eu for prefeito, esse tipo de bagunça não vai ter. Tá proibido, tá bom?”. Siga na leitura e entenda mais!

Qual o verdadeiro significado do Halloween?

Halloween
Imagem: Alexander Raths / Shutterstock.com

A palavra “Halloween” tem sua origem na expressão “All Hallows’ Eve” ou “All Hallows’ Evening”. Traduzindo, temos a “Véspera de Todos os Santos” ou “Noite de Todos os Santos”. Assim, essa celebração tem raízes em um antigo festival pagão chamado Samhain, que remonta a mais de 2.000 anos atrás.

O nome “Samhain” deriva do significado de “fim do verão” e marcava a transição para o inverno. Além disso, acredita-se que esse festival também representava o “Ano Novo” para os antigos, e era um momento em que se acreditava que os espíritos dos falecidos podiam caminhar entre os vivos para participar das festividades.

Ademais, a tradição de “trick-or-treat” (travessuras ou gostosuras), na qual crianças visitam casas vizinhas pedindo doces, teve origem em algumas comunidades do Reino Unido. Lá, as pessoas costumavam encomendar pequenos pães em troca de suas preces e orações.

Proibir as festas de Halloween é intolerância religiosa?

De acordo com um estudo realizado em 2010, para contabilizar o número de pessoas praticantes de religiões e, também, quais religiões estão presentes no Brasil. Cerca de 74 mil pessoas são praticantes de tradições esotéricas, que incluem o Samhain. Por isso, proibir a celebração das festas de Halloween pode ser considerado intolerância religiosa.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa se estabeleceu oficialmenteno Brasil através da Lei Federal nº 11.635, em 27 de dezembro de 2007. A data surgiu em resposta à trágica morte de Mãe Gilda, a respeitada Iyalorixá baiana e fundadora do Ilê Asé Abassá, Gildásia dos Santos e Santos. Seu falecimento tornou-se um símbolo da necessidade de combater a intolerância religiosa no país.

FONTE NOTÍCIAS CONCURSOS https://seucreditodigital.com.br/festas-de-halloween-estao-proibidas-veja-quem-nao-podera-comemorar-o-dia-das-bruxas/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade