27 de abril de 2024 18:31

Irmandade Os Carolinos chega a Lafaiete com exposição, cortejo e oficina

A Irmandade Carolinos, uma das mais tradicionais irmandades do Rosário de Belo Horizonte, esteve ontem em Conselheiro Lafaiete para a abertura da Exposição Reinado de Chico Calu. A programação teve início com o cortejo da guarda.
Há mais de 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantêm a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade. A exposição Reinado de Chico Calu foi montada em 2017, em comemoração ao centenário da Irmandade. Agora volta a encantar o público e circula por cidades de Minas Gerais.

A exposição Reinado de Chico Calu: repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos reúne fotos, vídeos, uma revista, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos. Fruto de pesquisa realizada em 2017, a mostra ficou em cartaz no Museu Inimá Paula (dezembro de 2017 – janeiro de 2018) e no Centro Cultural Nordeste (dezembro de 2019 – fevereiro de 2020). Em razão da pandemia, em 2021 os registros ganharam também circulação no meio virtual, no endereço napele.com.br/oscarolinos. Agora, a exposição volta a circular para ampliar os encontros com a memória e a fé de uma das mais antigas guardas do rosário de Minas Gerais.

O Vice-prefeito, Dr. Marco Antônio, prestigiou o evento e ressaltou a importância de apoiar iniciativas como esta, que ajudam a preservar as tradições artísticas, culturais e religiosas, manifestações que ajudam a contar a história de nosso povo.
O Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, disse que o evento de domingo marca a abertura das comemorações de novembro, mês dedicado à Consciência Negra. Ele informou ainda que a exposição será cenário para todas as atividades comemorativas deste mês dedicado ao Movimento Negro.

Em Lafaiete a exposição pode ser visitada entre até dia 3/12, de terça a domingo, das 9h às 17h, no Solar do Barão de Suaçuí. E no dia 25/11, sábado, das 13h às 17h, a cidade é convidada para participar da oficina de fotografia com Patrick Arley. Todas as atividades são gratuitas.
A circulação da exposição Reinado de Chico Calu pelas cidades do interior de Minas Gerais conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade