27 de abril de 2024 07:18

Moeda do Real com CAVALO DUPLO: você conhece? Ela pode valer até 450 vezes o valor facial

As moedas que muitas pessoas têm na carteira ou no fundo da gaveta podem valer verdadeiras fortunas. Você sabia que uma única moeda de 10 centavos pode valer até 450 vezes o seu valor de face? Isso pode até parecer algo improvável, mas existem pessoas dispostas a pagar muito dinheiro por modelos raros.

A venda de moedas raras cresce de maneira significativa nos últimos tempos no Brasil. Em resumo, o negócio se tornou muito lucrativo para as pessoas, que veem nestes itens incomuns uma chance de aumentar seu dinheiro, transformando a prática em uma verdadeira fonte de renda.

O assunto atrai muita gente porque se trata de uma via de mão dupla. De um lado, existem pessoas interessadas em adquirir os itens, aumentando seu acervo de exemplares raros, e do outro lado há pessoas que possuem os exemplares, mas não se importam em tê-los em sua posse, acreditando que vendê-los seja um negócio mais lucrativo.

Por que uma moeda se valoriza com o tempo?

Muitas moedas  fazem sucesso entre os colecionadores e passam a ter valores muito altos. Isso acontece devido a características únicas destes modelos, encontradas em poucos exemplares. A propósito, as principais características que valorizam um item são:

  • Exemplares fabricados para datas comemorativas;
  • Modelos com erro de cunho ou fabricação;
  • Poucos exemplares produzidos;
  • Poucas unidades em circulação no país.

Em resumo, essas são as principais características que tornam uma moeda ou uma cédula mais valiosas. Como os colecionadores buscam itens raros e únicos, estes fatores chamam a atenção e os fazem pagar caro para terem os itens.

Moedas se valorizam com o tempo, principalmente se possuírem algum erro de fabricação
Moedas se valorizam com o tempo, principalmente se possuírem algum erro de fabricação. Imagem: Pixabay.

Veja a moeda de 10 CENTAVOS que vale até R$ 45

A saber, a Casa da Moeda fabrica o dinheiro no Brasil, conforme os pedidos feitos pelo Banco Central (BC). Em algumas ocasiões, como datas comemorativas e momentos de celebração, o BC costuma solicitar a fabricação exclusiva e limitada de alguns exemplares. Geralmente, são estes modelos que costumam valer uma fortuna devido à sua quantidade restrita.

Contudo, existem outras características que fazem uma moeda valer mais do que elas representam. No caso da moeda de 10 centavos, um erro de fabricação elevou em 450 vezes o seu valor, para R$ 45. A propósito, trata-se do exemplar fabricado em 2019, mas já foram catalogados erros em itens fabricados em 2011, 2018, 2020 e 2021.

Isso quer dizer que as pessoas têm muitas chances de encontrar uma moeda de 10 centavos com defeito. Aliás, a falha que elevou o valor destes itens se refere ao cavalo, sob o qual está montado o imperador Dom Pedro I, em alusão à Proclamação da República.

De acordo com o catálogo de Moedas com Erro de Fabricação, o cavalo está duplicado. Nem todos percebem, mas algumas moedas de 10 centavos possuem um tipo de sombra do cavalo, que já foi encontrada em várias posições, tanto acima quanto abaixo do cavalo.

Estado de conservação influencia valor dos itens

As moedas recebem algumas classificações quanto ao seu estado de conservação. O primeiro termo se chama flor de cunho, que se refere aos exemplares que não circularam, ou seja, não apresentam qualquer sinal de desgaste ou manuseio. Em outras palavras, são moedas que não possuem marcas e estão em perfeito estado de conservação.

Por sua vez, o estado de soberba se refere às moedas que apresentam, aproximadamente, 90% dos detalhes da cunhagem original. Em síntese, os exemplares que tiveram uma pequena circulação se enquadram neste segmento.

Já a moeda muito bem conservada (MBC) se caracteriza por ter mais sinais de manuseio e uso. Os itens devem apresentar, aproximadamente, 70% dos detalhes da cunhagem original. Além disso, o seu nível de desgaste deve ser homogêneo, sem ter um local bem mais desgastado que outro.

Como vender estes itens raros?

Muitas pessoas têm moedas raras, mas não sabem como vendê-las. Essa questão é simples, mas é preciso alertar todos os que estão dispostos a venderem seus modelos. Isso porque os colecionadores buscam moedas com determinadas características.

Confira abaixo o que aumenta o valor da moeda:

  • Não possuir arranhão;
  • Ter a imagem limpa e sem manchas;
  • Possuir todos os traços e marcas de fabricação.

As pessoas que tiverem exemplares nestas condições deverão ter mais facilidade para venderem seus itens, pois estes são os mais procurados pelos colecionadores.

Em síntese, os especialistas afirmam que o melhor é manter a moeda conservada em algum saquinho ou papel filme para que ela mantenha as suas formas originais. Isso pode ser feito com outros modelos, que podem se valorizar com o passar do tempo.

Por fim, os interessados em vender seus exemplares podem entrar em sites especializados. Há muitos colecionadores dispostos a pagar caro para terem modelos raros, e essa é uma chance para ganhar um dinheiro extra sem fazer muito esforço.

FONTE NOTÍCIAS CONCURSO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade