30 de abril de 2024 13:40

Google anuncia exclusão de conteúdos do Gmail e Fotos a partir do início de dezembro

Big Tech enviou e-mails de alerta para os usuários em julho deste ano com informações sobre as exclusões de contas inativas

O Google já confirmou que, a partir de 1 de dezembro, começará a excluir, embora “expurgar” possa ser um termo melhor, contas pessoais do Gmail e Google Fotos que são consideradas inativas pela empresa. Essa exclusão em massa incluirá praticamente todo o conteúdo possível, desde as mensagens do Gmail até os arquivos do Google Docs.

Aqui está tudo o que você precisa saber antes do prazo de dezembro:
Em julho deste ano, a Big Tech enviou e-mails de alerta para os usuários com informações sobre as exclusões de contas inativas, incluindo a data no início de dezembro. Esses e-mails afirmavam que qualquer conta considerada inativa receberia “vários e-mails de lembrete” antes de qualquer ação ser tomada. Além disso, as mensagens foram enviadas para qualquer endereço de recuperação registrado.

As primeiras contas a serem direcionadas em dezembro serão aquelas que foram criadas, mas nunca usadas novamente.

Seus e-mails e fotos estão em risco?
Estatisticamente falando, um erro como esse é improvável. Isso porque essa exclusão, que segundo o Google é motivada por segurança, se aplica apenas a contas pessoais inativas. Mais especificamente, usuários que não fizeram login em suas contas do Google por pelo menos dois anos. Se você leu ou enviou um e-mail usando o Gmail, armazenou algo no Google Drive, baixou um aplicativo na Google Play Store, adicionou uma foto ao Google Fotos, ou mesmo realizou uma pesquisa no Google enquanto estava conectado à sua conta do Google, seu precioso conteúdo está seguro.

Contas inativas são um risco iminente
Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, declarou em maio a razão por trás da nova política de contas inativas: “Se uma conta não foi usada por um longo período de tempo, é provável que esteja comprometida”. O raciocínio é que as contas que permanecem inativas por muito tempo não passaram por verificações de segurança regulares e provavelmente não ativaram a autenticação de duas etapas. “Nossa análise interna mostra que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que contas ativas de ter a autenticação em duas etapas configurada”, disse Kricheli.

Uma conta do Google comprometida é como ganhar na loteria, pois fornece acesso a mensagens de e-mail e documentos que podem ser usados para redefinir senhas de conta, roubar identidades e atuar como ponto de partida para atividades criminosas em geral.

O que você precisa fazer para proteger seu conteúdo?
Se você tiver apenas uma conta do Google e fez login nela de alguma forma nos últimos dois anos, você está seguro. Se, por outro lado, você tiver várias contas, agora é a hora de verificá-las e fazer login nelas. Certifique-se de fazer isso pelo menos uma vez a cada 24 meses, e sua conta e o conteúdo associado também estarão seguros contra exclusão. Se você não se lembrar dos detalhes da sua conta, use o processo de recuperação de conta do Google, que exige um e-mail de recuperação ou número de telefone.

FONTE FORBES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade