24 de abril de 2024 00:18

Após a Sexta-Feira Santa, quais serão os próximos feriados nacionais? Veja calendário

Após o descanso prolongado na Sexta-feira Santa, muitos já estão ansiosos pelo próximo feriado; veja as datas a seguir.

Quem curtiu a folga da Sexta-feira Santa já está pensando nas outras oportunidades de descanso prolongado. Contudo, o ano de 2024 terá uma quantidade limitada de feriados desse tipo.

Na verdade, o próximo feriado com emenda ocorrerá somente em novembro, no dia 15, quando se comemora a Proclamação da República. Felizmente, a data cairá em uma sexta-feira.

Porém, até lá, todos os feriados nacionais ocorrerão em sábados, domingos ou no meio da semana. Veja o calendário completo a seguir.

Qual será o próximo feriado?

Após a Sexta-feira Santa, o próximo feriado é o Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que será em um domingo.

Outros seis feriados nacionais acontecerão em fins de semana ou quartas-feiras, incluindo Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal.

Os trabalhadores poderão ter um descanso adicional em 30 de maio, dia de Corpus Christi, que cai numa quinta-feira.

Embora não seja um feriado oficial em todo o país, é um ponto facultativo, permitindo que estados e municípios o regulamentem a folga se desejarem. Os funcionários podem negociar com seus empregadores para obter a dispensa do trabalho.

Feriados nacionais em 2024

  • Tiradentes (21 de abril, domingo): este dia marca o aniversário da execução de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes e herói da Inconfidência Mineira;
  • Dia do Trabalho (1º de maio, quarta-feira): este feriado homenageia os trabalhadores do Brasil e em 2024 será celebrado no meio da semana;
  • Independência do Brasil (7 de setembro, sábado): esta data comemora a independência do Brasil de Portugal e é marcada por celebrações nacionais;
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, sábado): feriado que honra a padroeira do Brasil e coincide com o Dia das Crianças;
  • Finados (2 de novembro, sábado): um dia para lembrar dos entes queridos que se foram. Muitas pessoas vão à igreja e visitam cemitérios neste dia.
  • Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira): este feriado celebra a transição do Brasil para uma república e em 2024 resultará em uma folga prolongada.
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro, quarta-feira): neste ano, a data foi oficializada como feriado nacional após aprovação pelo Congresso e sanção presidencial. Anteriormente, a regra para este dia variava, sendo feriado em algumas localidades conforme determinação municipal ou estadual;
  • Natal (25 de dezembro, quarta-feira): o Natal encerra o calendário de feriados nacionais e, embora não seja prolongado em 2024, muitos podem aproveitar o recesso escolar e empresarial para planejar viagens de fim de ano.

E os pontos facultativos?

Primeiramente, vamos esclarecer que a diferença principal entre um feriado e um ponto facultativo está na obrigatoriedade da folga.

Em um feriado, a suspensão de atividades é obrigatória para todos os setores, públicos e privados, salvo exceções previstas em lei.

Já um ponto facultativo é uma data em que órgãos e entidades da administração pública têm a opção de não funcionar, mas para o setor privado, a decisão de liberar os funcionários é facultativa.

Os próximos pontos facultativos de 2024 são:

  • 30 de maio: Corpus Christi;
  • 31 de maio: a sexta-feira após Corpus Christi também é um ponto facultativo;
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público federal;
  • 24 de dezembro: véspera do Natal, com ponto facultativo após as 14 horas;
  • 31 de dezembro: véspera do Ano Novo, com ponto facultativo após as 14 horas.

 

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade