27 de abril de 2024 18:03

17 cidades da Zona da Mata estão sem crimes violentos em 2023

Levantamento da Sejusp aponta que 99 municípios mineiros apresentam criminalidade violenta zero; Serranos, no Sul de Minas, é destaque desde 2017

serranos está sem crimes violentos desde 2017
A cidade de Serranos, no Sul de Minas, não registra crimes violentos desde 2017 (Foto: Bernardo Carneiro/Imprensa MG)

Dezessete cidades mineiras da Zona da Mata não registraram qualquer crime violento em 2023. O levantamento do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), divulgado nesta quinta-feira (16), chegou ao total de 99 municípios com índice de criminalidade violenta zero em Minas Gerais nesse mesmo período. Serranos, próximo a Aiuruoca, no Sul de Minas, é o único local que consegue manter a paz de seus pouco mais de 2 mil habitantes há quase nove anos, já que desde 2017 não contabiliza casos de homicídios, roubos, estupros, sequestros, extorsões ou cárceres privados, sejam eles nas modalidades tentadas ou consumadas.

Na Zona da Mata o destaque é Pedro Teixeira. Situado a apenas 60 quilômetros de Juiz de Fora, o município não é cenário dessas ocorrências consideradas mais graves desde 2021. Paiva e Caiana seguem o mesmo caminho desde o ano passado. Já em 2023, mais 14 cidades pequenas da região despontaram no quesito segurança: Piau, Goianá, Bias Fortes, Olaria, Aracitaba, Santa Rita do Ibitipoca, Rochedo de Minas, Santana do Deserto, Senador Cortes, Laranjal, Volta Grande, Itamarati de Minas, Lamim e Senhora de Oliveira.

“O levantamento mostra que, em todo o estado, a criminalidade violenta reduziu 14,6%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Minas registrou 26.251 ocorrências em 2023, contra 30.737 em 2022 (janeiro a outubro)”, aponta a Sejusp.

Serranos: sem crimes violentos desde 2017

Entre os quase cem municípios mineiros que não tiveram ocorrência de crime violento em 2023, Serranos lidera a lista, por ser aquele há mais tempo sem registro de delitos com emprego de violência. O levantamento da Sejusp indica uma escalada da paz, porque nos anos seguintes o número de cidades consideradas pacatas foi aumentando gradativamente, chegando a seis em 2020, nove em 2021 e 27 em 2022. Se as estatísticas permanecerem da mesma forma até 31 de dezembro, este ano terminará com mais do triplo de municípios considerados mais seguros.

O último caso violento registrado em Serranos foi uma tentativa de estupro, ocorrida em fevereiro de 2016. “Caminhar pelas ruas de Serranos e conversar com os moradores é fundamental para entender os zeros nas várias tabelas de ocorrências criminais. Rapidamente dá para sentir como a paz, a solidariedade, o respeito e a religiosidade estão presentes na alma dos serranenses de nascimento e nos serranenses de coração. Os que saem de Serranos, seja para estudar ou trabalhar, costumam voltar, sempre movidos pela saudade e a intenção de fazer algo pelos que ficaram”, analisa reportagem da Sejusp.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, as estatísticas permitem uma análise mais clara da criminalidade em todo o estado: “Com base nisso conseguimos traçar, de forma integrada com as demais forças de segurança, as melhores estratégias para aumentar a segurança de toda a nossa população”, afirma, por meio da assessoria. “Queremos, e vamos, melhorar ainda mais esse ranking”, garante ele, sobre as 99 cidades mineiras sem criminalidade violenta em 2023.

FONTE TRIBUNA DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade