28 de abril de 2024 09:39

Feito no Brasil: descubra o revolucionário carro voador cearense

Empresa brasileiro anuncia a criação de um “veículo alado” 100% nacional

Nos filmes de ficção científica e histórias em quadrinhos com temática futurista, o carro voador é uma presença constante! Porém, esse item pode se tornar realidade em nosso mundo, graças às constantes pesquisas e inovações tecnológicas por parte dos engenheiros automotivos.

Inclusive, há uma empresa brasileira que quer fabricar um veículo assim. Estamos falando da Vertical Connect, uma startup do Ceará focada em mobilidade. Segundo a companhia, seus engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento de um novo automóvel voador 100% brasileiro, o Genesis X1.

Estamos falando de um modelo do segmento chamado eVTOLs, a sigla para veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, popularmente denominados como “carros voadores“. Tal notícia pegou muita gente de surpresa e, caso os profissionais sejam bem-sucedidos, isso pode abrir caminho para um grande mercado.

Conferindo as especificações do novo veículo aéreo

O Genesis X1 está sendo desenvolvido para executar voos em áreas urbanas, comportando até dois passageiros. O projeto é inovador e foi apresentado pela primeira vez na Labace 2023, um dos eventos mais importantes na área de aviação em nosso país.

Dessa forma, o invento promete ser uma alternativa silenciosa e acessível para a mobilidade aérea. Entre suas especificações, podemos citar a pilotagem autônoma, fuselagem composta de fibra de carbono, velocidade máxima de 130 km/h e altitude máxima de 1.640 metros.

carro voador conta ainda com 16 rotores elétricos que funcionam unidos a um sistema de proteção distribuída, além de paraquedas balísticos e outros recursos de segurança importantes. Por fim, o eVTOL possui ainda 60 minutos de autonomia de voo e, segundo a companhia, ele demora uma hora para estar completamente recarregado.

Em conclusão, a Vertical Connect conta com o apoio dos governos cearense e federal, e espera que seu produto seja homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em breve. Isso permitirá que a empresa possa competir com grandes nomes da aviação, como a Embraer, em um futuro próximo.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade