Enquanto isso, estrada que pertence à Vale está sem uso há oito anos
Um trecho de 54 km da BR-040, entre o condomínio Alphaville, em Nova Lima, na Grande BH, e Congonhas, região Central de Minas, registrou 27 mortes em acidentes de dezembro de 2022 até agora. O dado faz parte uma uma prévia de um relatório feito pelo engenheiro civil Hérzio Mansur, integrante de um grupo de trabalho de segurança no trânsito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
O documento, que está em fase final de elaboração, escancara a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura da rodovia, sobrecarregada pelo elevado número de carretas que transportam minério. Enquanto isso, uma estrada que pertence à mineradora Vale, construída para retirar carretas de Minério da BR-040, está inativa por decisão da Justiça desde 2015.
Relatório
O primeiro relatório sobre tragédias nesse trecho de 54 km foi concluído no fim do ano passado e encaminhado a diversas autoridades, como Ministério Público e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Elaborado a partir de dados da concessionária Via-040 e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o estudo apontou quase uma morte por km em dois anos (de dezembro de 2020 a dezembro de 2022) no trecho. As carretas estão envolvidas em 50% desses acidentes.
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam 2,8 mil acidentes no trecho de Minas Gerais da BR-040, média superior a 250 por mês.
“Os números comprovam que não se trata de acidentes. São tragédias previstas. Estudo feito de dezembro de 2020 a dezembro de 2022 mostra que nos 54 km, entre o início da pista simples até Congonhas, são 53 mortes. Quase uma morte por quilômetro. Dois anos, 54km, 53 mortes. E agora, entre dezembro de 22 e novembro de 2023, ainda não fechou o ciclo de um ano, nós já temos contabilizados 27 mortes no leito da rodovia. Ou seja, 27 mortes em um ano. Então, os números comprovam que esse número de 27 mortes é o número que nos aterroriza ano a ano”, diz Mansur, que questiona ainda:
“E quando trazem que os investimentos vão ocorrer só após uma nova licitação, daqui cinco seis anos, a pergunta que fica quem vai pagar essas 159 mortes que ocorrerão aqui nesse trecho, sangue que será derramado, famílias que serão destruídas, projetos que serão enterrados por uma falta de visão e por uma falta de opção por aplicar aqui a melhor engenharia. Não tem que inventar nada é aplicar a nova a boa engenharia com recursos que estão disponíveis”, completa.
Alternativas
Enquanto a tão sonhada duplicação da BR-040 e outras medidas de infraestrutura, como a criação de canteiros centrais e acostamento, não saem do papel, o que pode ser feito para diminuir a passagens de carretas com minério no trecho?
FONTE ITATIAIA