A Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL, expressa seu posicionamento contra a proposta de aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em nosso estado. Em decorrência da reforma tributária em andamento, ainda não aprovada, o Governo de Minas Gerais planeja encaminhar à Assembleia Legislativa uma proposta para elevar a alíquota do ICMS modal para 19,5%.
A CDLCL compreende a importância de garantir recursos para o estado a médio e longo prazo, contudo, manifestamos nossa preocupação com os impactos negativos que tal medida pode acarretar à já combalida economia mineira.
Entendemos que o aumento de impostos, especialmente em um momento desafiador como o atual, pode estrangular ainda mais as atividades econômicas locais, sobrecarregando empresas, comerciantes e consumidores.
Ressaltamos que a economia mineira já enfrenta consideráveis dificuldades devido à carga tributária elevada, sendo o ICMS um dos principais responsáveis por esse cenário.
Nossa entidade defende e apoia que, ao contrário de propor aumento deimpostos, o governo estadual deveria concentrar seus esforços na elaboraçãode propostas que promovam o ajuste fiscal e a redução de custos da máquinapública. Entendemos a complexidade da gestão financeira do estado, masacreditamos que medidas que estimulem o crescimento econômico e acompetitividade são mais eficazes e justas do que onerar ainda mais oscontribuintes.