27 de abril de 2024 13:13

Desenrola: governo quer estender programa até março de 2024

Além disso, Ministério da Fazenda promete Medida Provisória para derrubar critério de renegociação

O Ministério da Fazenda vai enviar ao Congresso Nacional na próxima semana uma Medida Provisória para estender a duração do Desenrola Brasil, programa que tem renegociado dívidas de consumidores de todo o país. A ideia é que o prazo final seja março de 2024. Atualmente, o programa tem duração até 31 de dezembro deste ano.

Além disso, o governo federal pretende derrubar um dos critérios do Desenrola, que é a necessidade dos consumidores terem certificados de ouro ou prata no sistema Gov.br, que registra e intermedia as negociações possíveis.

As ideias foram anunciadas nesta quarta-feira (6/12) em coletiva de imprensa. “A gente quer estender ele por mais alguns meses no ano seguinte. Esperamos três meses a mais”, disse Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.

Até o momento, o Desenrola Brasil beneficiou 10,7 milhões de pessoas, com R$ 29 bilhões em dívidas negociadas.

COMO ADERIR AO DESENROLA BRASIL

1 – Faça o login na plataforma GOV.BR com seu usuário e senha: Caso sua conta seja nível bronze ou não esteja na plataforma, é necessário acrescentar, sem custos, informações.

2 – Acesse o menu “Minhas Dívidas”: Nesse ponto, todas as dívidas que foram cadastradas no programa são listadas. Nesse momento, são apresentadas as opções de pagamento (à vista ou parcelado).

3 – Pagamento parcelado: Caso a opção seja de pagamento parcelado, vão aparecer, nessa etapa, as opções de instituições financeiras para você selecionar e realizar o seu parcelamento

4 – Confirmação dos dados: É importante observar cada informação para conferir todos os seus dados na tela e confirmar depois.

5 – Avaliação da proposta: Agora, o banco escolhido pelo credor recebe a sua proposta. Na sequência, esse credor vai analisá-la e, com a aprovação do banco, o processo da negociação continua.

6 – Ler e assinar o contrato da proposta: Essa é a última etapa. É muito importante ler todos os detalhes do contrato. Se tudo estiver correto, é possível assinar para finalizar a renegociação da dívida.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade