7 de maio de 2024 06:35

Feira Nacional de Artesanato vai movimentar R$ 60 milhões e mais de 2 mil artesãos

Os estandes mostrarão as diversas faces do artesanato mineiro

Com expectativas de receber mais de 100 mil visitantes, um movimento de R$ 60 milhões e mais de 2 mil artesãos ligados a entidades apoiadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), a 34ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) começa hoje (6) e vai até domingo (10), Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte. 

O evento é organizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), com o auxílio do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Diretoria de Artesanato. O tema da edição deste ano é “A arte Naif”, que prestará homenagem a 20 artistas, atividades lúdicas com visitantes, e cerca de 706 estandes com obras de todo o Brasil.

O Sebrae Minas preparou diversos espaços para o público, como a “Vitrine Conceito Origem Minas Artesanato”, criado pela arquiteta Cynthia Silva, para oferecer ao consumidor produtos que representam o modo de ser do mineiro. Ao todo, 42 obras de artesãos e empreendimentos de 34 cidades do Estado, estarão presentes com produtos que vão desde santos em madeira, até cestarias em taboa.

O público poderá conhecer no estande dos principais trabalhos artísticos que figuraram no 5º Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, obras criadas nas diversas cidades da premiação, como Belo Horizonte, Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e o município de Tiradentes (Campo das Vertentes).

“Feiras como esta se tornam uma grande oportunidade para aumentar as vendas e a valorização da origem e identidade das peças artesanais produzidas no Estado, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos artesãos e gerando um círculo virtuoso no desenvolvimento e na economia dos territórios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Ele destaca que os artesãos poderão divulgar seus produtos, trocar experiências, estabelecer novas parcerias, formar redes de contatos e ampliar suas vendas no fim de ano, tanto no atacado como no varejo. Já o público terá a oportunidade de ver e comprar os produtos premiados no Estado que chamam a atenção pela identidade, origem e tradição.

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Crédito: Adobe Stock

Como novidade desta edição da FNA também haverá o espaço “Origem Minas – Agroindústrias”, parte da ação de mesmo nome, idealizada pelo Sebrae Minas e o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Participarão cerca de 14 pequenos produtores do agronegócio mineiro, com a presença de iguarias populares, que vão desde cachaças, até mesmo a farofa de soja, que vão ajudar no fomento de novos negócios e novas parcerias.

FONTE DIÁRIO DO COMÉRCIO

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