A Caixa inicia hoje o pagamento do auxílio extraordinário de R$ 2.640. Descubra quando receber e detalhes do recebimento.
A CAIXA dará início, nesta quarta-feira (6), ao pagamento do Auxílio Extraordinário destinado aos pescadores de municípios da Região Norte do país afetados pela seca ou estiagem.
A Caixa distribuirá a parcela única de R$ 2.640 escalonadamente, priorizando o depósito na conta da pessoa beneficiária, incluindo a opção de crédito automático na conta Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
O Auxílio Extraordinário beneficiará cerca de 100 mil pescadores. Dessa forma, o pagamento será iniciado com aqueles que já recebem o Seguro Defeso em contas CAIXA. Nesse caso, o crédito ocorrerá automaticamente, de acordo com o último número do CPF.
Calendário de pagamento da Caixa
Para receber o Auxílio Extraordinário, a pessoa deve ter tido o benefício do Seguro-Pescador concedido no período imediatamente anterior ou vigente até 1º de novembro de 2023, data de publicação da Medida Provisória. Confira abaixo o calendário de pagamento do Auxílio Extraordinário aos pescadores:
- Dia 6: Pescadores com número final de CPF 0, 1, 2 e 3;
- Dia 7: Pescadores com número final de CPF 4, 5 e 6;
- Dia 8: Pescadores com número final de CPF 7, 8 e 9.
Instituído pela Medida Provisória nº 1.192, de 1º de novembro de 2023, o Auxílio Extraordinário da Caixa abrange pescadores que recebem o Seguro-Pescador e residem em municípios dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará. esses locais encontram-se em situação de emergência devido à seca ou estiagem.
Municípios em situação de calamidade
Na Região Norte do Brasil, a situação de calamidade afeta diversos municípios, demandando medidas emergenciais. No Acre, cidades como Acrelândia, Bujari e Cruzeiro do Sul, entre outras, enfrentam os impactos da seca ou estiagem. Outrossim, no Amazonas, tanto a capital Manaus quanto outros municípios passam por uma situação crítica.
Ademais, o estado do Amapá, representado pelos municípios Amapá e Tartarugalzinho, e o Pará, com localidades como Santarém e Óbidos, também estão incluídos. A CAIXA assume o papel de agente pagador para garantir a distribuição do Auxílio Extraordinário Pescadores, enquanto o INSS desempenha a função de identificar os beneficiários.
FONTE SEU CRÉDITO DIGITAL