11 de maio de 2024 08:46

Originalidade e talento: presépio vencedor de concurso nacional é de Lafaiete (MG)

Nena Nazaro, com a obra “Ele esteve aqui”, foi a escolhida do Júri Técnico no 51º Concurso Nacional de Presépios.  A eleição foi realizada nesta tarde (07/12) na Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

De Conselheiro Lafaiete (MG), Nena elaborou o presépio usando fibra de bananeira e palha da costa, bordado e cola.  Foram enviados 28 presépios para a disputa. Agora, o público terá a oportunidade de apreciar e escolher a sua obra preferida durante exposição na galeria de arte da Faop, Ela recebeu a premiação de R$ 3 mil.

Nena é natural de Santa Catarina (SC) e reside há mais de 1 ano em Conselheiro Lafaiete. Artesã de primeira e auto-didata, a artista contou a nossa reportagem, que devido ao aperto de recursos, fez sua inscrição na data final de 4 de dezembro.

Feliz com o resultado, contou que o presépio é mistura de elementos naturais e obra se reveste da originalidade de produtos fibra de bananeira, bordado e crochê, este feito pela artesã Luciana Gonçalves, do Bairro Rancho Novo, em Lafaiete. No ano passado, Nena ficou em 1º lugar na votação do júri técnico e na 3ª colocação no concurso de presépios em São João Del Rei (MG).

O Concurso

O Concurso Nacional de Presépios teve início em 1972, poucos anos após a criação da FAOP, em 1968. Desde o começo sua intenção era a de valorizar as expressões artísticas e culturais tradicionais das comunidades. E assim ocorreu ao longo dos anos. A cada edição, os participantes expressam a criatividade, o conhecimento e até parte de sua identidade. Nesse processo, são conhecidas também suas referências estéticas e afetivas a partir dos recursos que dominam ou mesmo daqueles disponíveis no momento da criação.

Público e a equipe da Fundação de Arte de Ouro Preto se surpreendem com obras que despertam emoções e acabam por revelar memórias pessoais. Curiosidade, admiração e reflexão são alguns dos sentimentos que motivam o público a escolher os presépios. Para a comissão técnica, a classificação vai de acordo com a criatividade, a originalidade e a execução técnica.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade