27 de abril de 2024 05:42

Projeto de Conselheiro Lafaiete (MG) vira tema de segunda temporada do Documentário Brasil Criativo.DOC 

Segunda temporada do Brasil Criativo܂DOC rodou o país para contar a história de 15 empreendedores e negócios vencedores do Prêmio Brasil Criativo em 2023; o Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico, de Conselheiro Lafaiete (MG), não apenas foi um dos vencedores do Prêmio Brasil Criativo 2023 (Categoria Artesanato), como sua história foi contada no Documentário Brasil Criativo܂DOC, que acaba de ser lançado

Nesta terça-feira (12), no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Instituto Brasil Criativo promoveu uma sessão première da segunda temporada do Brasil Criativo܂DOC, o documentário oficial da economia criativa brasileira. Apresentada pelo Ministério da Cultura e a 3M via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sebrae, a produção audiovisual rodou o país para contar a história de 15 empreendedores e negócios vencedores da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo (2022/2023).
 

O documentário conta com cinco episódios e foi produzido pela Originals Media House, com produção executiva de Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade e direção de Kaio Garcia, vencedor em 2014 da premiação Narrativas do Brasil, concedida pelo YouTube Brasil e considerado um dos grandes talentos da nova geração de diretores brasileiros.
 

A produção será exibida em breve nas plataformas digitais de streaming. “O desafio maior foi contar pequenas histórias em uma grande história. Criatividade como instrumento de revolução em andamento, vencedores como personagens da jornada e o Prêmio Brasil Criativo como capacitador e conselheiro dessa travessia”, afirma Kaio Garcia.
 

O projeto retrata a diversidade das iniciativas e a potência da criatividade por meio de criações e inovações em diversas áreas como arquitetura, design, moda, publicidade, games, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, música, expressões culturais, patrimônio, editorial e artes cênicas. “Atualmente, a economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de trabalhadores no país. Precisamos contar essa história para o mundo com personagens reais que estão transformando a realidade de suas comunidades e da economia brasileira como um todo a partir de sua criatividade”, pontua Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e diretor geral da Organização Mundial da Criatividade.
 

“Esperamos que os espectadores do documentário sejam inspirados pelos valores nele apresentados, como criatividade, colaboração, empreendedorismo e sustentabilidade, fortemente conectados aos valores da 3M, que apoia o Prêmio desde a sua primeira edição”, diz Layza Mesquini, líder de marca e comunicação da 3M Brasil.
 

Legenda: Heitor Salatiel, fotógrafo e gestor de experiências culturais (Integrante do Guia Negro, um dos projetos vencedores do Prêmio Brasil Criativo)

No evento de lançamento que contou com autoridades, profissionais e entusiastas ligados ao ecossistema brasileiro de economia criativa, o Instituto Brasil Criativo também apresentou o calendário de atividades da 5ª edição do Prêmio Brasil Criativo 2024/2025, que também celebra os 10 anos da premiação. O lançamento da próxima edição acontecerá no dia 21/04/2024 com cerimônia de premiação prevista para o dia 14/11/2024, além da realização da Feira Brasil Criativo em 21/04/2025 e o lançamento da terceira temporada do Brasil Criativo܂DOC em 17/11/2025.
 

  • Confira aqui o trailer oficial: Link

Confira, abaixo, a lista completa com os vencedores do Prêmio Brasil Criativo 2023:
 

Arquitetura;
Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SP
Projeto que promove a salvaguarda e uso educativo de patrimônio cultural representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica da cidade.
(Saiba mais)

Arte Urbana
Festival Concreto – Fortaleza, CE
Festival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções voltadas para os mais diversos públicos da sociedade.
(Saiba mais)
 

Artesanato
Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MG
Fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.
(Saiba mais)
 

Audiovisual
Ava Amazônia – Belém, PA
O I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.
(Saiba mais)
 

Criadores de conteúdo
Guia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SP
Hub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.
(Saiba mais)
 

Design
Olhe VoteMude – Natal, RN
Campanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil.
(Saiba mais)
 

Game
Não me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJ
Um jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.
(Saiba mais)
 

Gastronomia
Sabor de Coco / Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RN
Uma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental.
(Saiba mais)

Moda
Marca Foz – São Paulo, SP 
Marca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.
(Saiba mais)
 

Música
Rádio Sucata – Mogi Mirim, SP
Projeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical, em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.
(Saiba mais)
 

Publicidade
Bamboo Stock – São Paulo, SP
Banco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.
(Saiba mais)
 

Tecnologia
Smart Tour Brasil – Florianópolis, SC
Projeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades, tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.
(Saiba mais)
 

Lideranças Criativas
Anderson Bosh – Campo Grande, MS
Criador de um movimento de moda e design, que culminou na realização da 1° Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e que entrou para o calendário cultural do estado.
(Saiba mais)
 

Comunidades Criativas
Bando de Teatro Olodum – Salvador, BA
O coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e Fóruns de Performance Negra.
(Saiba mais)

Territórios Criativos
Distrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RS
Projeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia criativa, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.
(Saiba mais)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade