28 de abril de 2024 02:46

Mais de 1100 Alunos da Rede Municipal visitam o Museu de Reduções em Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Educação concluiu, na última semana, uma série de visitas técnicas envolvendo alunos do 4º e 5º anos ao Museu de Reduções. O projeto contou com a participação de 1100 estudantes e aproximadamente 300 profissionais.

O Museu de Reduções, recentemente inaugurado no Mercado de Origem em Belo Horizonte, anteriormente funcionava em Amarantina, Ouro Preto. A iniciativa para criar o Museu das Reduções surgiu do desejo dos irmãos Ênnio, Décio, Evangelina e Sylvia Alves de Vilhena, que empreenderam a reprodução de grandes monumentos arquitetônicos brasileiros. A jornada incluiu viagens pelo país, pesquisas, fotografias, cálculos, elaboração de croquis e plantas para criar réplicas que se destacam como verdadeiras obras de arte. Essas reproduções não se limitam a meras maquetes, pois são confeccionadas com os mesmos materiais das construções originais, sem o uso de produtos sintéticos ou industrializados. Dentre os elementos produzidos manualmente estão lampiões, grades, sinos, portões, balaústres, treliças, comportas metálicas, janelas, portas, colunas em cantaria, engradamentos, telhas de barro, de amianto, de zinco, entre outros.

Os artistas legaram ao Museu 29 réplicas de monumentos situados em 24 municípios de 15 estados brasileiros, representando a evolução da arquitetura ao longo dos últimos cinco séculos. Isso proporciona a estudantes, professores e à sociedade a oportunidade não apenas de contemplar e vivenciar parte significativa da história brasileira, mas também de aplicar conceitos atuais de multi e interdisciplinaridade.

Graças às habilidades manuais e intelectuais dos Irmãos Vilhena, eles desenvolveram ferramentas e técnicas capazes de transformar grandes monumentos arquitetônicos em pequenas obras de arte.

Essas visitas representam uma valiosa aula fora do ambiente escolar, oferecendo uma experiência enriquecedora aos participantes. Os alunos têm acesso a explicações que abrangem diversos componentes curriculares, como História, Geografia, Arte, Matemática, entre outros. Aprender torna-se mais divertido e interessante, transitando desde os séculos passados até o mundo contemporâneo, como destaca a Secretária Adjunta de Educação, Professora Edilvânia Resende.

Os alunos, em seus depoimentos, manifestaram encantamento diante da riqueza de detalhes e beleza das obras de arte. A Secretaria de Educação incentiva toda a comunidade lafaietense a se programar para esse incrível passeio cultural em nossa capital mineira.

O projeto é idealizado pela ARTS Realizações em parceria com o Museu das Reduções, Fundação Doimo e Mercado de Origem Olhos d’Água e patrocinado pelas empresas Ferro Puro Mineração, do Grupo Avante, e Mascarenhas Barbosa Roscoe Construções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com Pronac número 204630.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade