27 de abril de 2024 22:01

Como foi construída a estátua mais alta do mundo: o megaprojeto conta com mais de 182 metros de altura

A Estátua da Unidade é um exemplo impressionante de como a engenharia e a arte podem se unir para criar algo verdadeiramente monumental. Representa não apenas a habilidade técnica e a inovação, mas também a rica história e cultura da Índia.

A Estátua da Unidade, localizada na Índia, não é apenas uma maravilha estética, mas também um triunfo da engenharia. Com 182 metros de altura e decorada com 12.000 painéis de bronze únicos, esta estátua de 50 andares é a mais alta do mundo e representa um marco significativo na engenharia moderna.

Fundação e materiais do megaprojeto

A estátua foi construída em homenagem a Vallabhbhai Patel, conhecido como o “Homem de Ferro da Índia”, por sua contribuição na unificação dos estados principescos da Índia durante a independência. Curiosamente, a fundação da estátua é feita de ferro reciclado, proveniente de equipamentos agrícolas doados por cerca de 100 milhões de agricultores indianos, totalizando 129 toneladas de ferro reciclado.

O renomado escultor indiano Ram V Sutar liderou a equipe de design do megaprojeto, criando modelos em diferentes escalas antes de chegar ao design final. Após um meticuloso processo de digitalização 3D, a empresa chinesa Jiangxi Tongqing Metal Handicrafts foi responsável pela fabricação da camada externa de bronze. A construção foi supervisionada pela firma de Nova York Michael Graves Architecture and Design, juntamente com a Meinhardy Group de Singapura e a gigante indiana de infraestrutura Larsen & Toubro.

A estátua enfrentou vários desafios de engenharia

Principalmente devido à sua “relação de esbeltez”, que se refere à proporção ideal de largura e altura para estruturas altas. Para superar isso, foram criados dois núcleos de concreto separados, incorporando uma quantidade significativa de cimento, aço estrutural e aço reforçado. E vamos além, a estátua foi projetada para resistir a terremotos de até 6.5 na escala Richter, já que grandes terremotos são comuns naquela região.

A estátua possui um “espaço de armação” de aço, projetado em software CAD, onde os painéis de bronze foram montados. Cada painel é único e foi projetado para se sobrepor ligeiramente, permitindo movimento em ventos fortes e evitando a transmissão de estresse por toda a estrutura, a pele da estátua pesa mais de 2.000 toneladas.

Além da estátua, o megaprojeto incluiu a construção de uma estrada de acesso, um tribunal de alimentação e um hotel de três estrelas com 52 quartos. A estátua rapidamente se tornou um ponto turístico popular, atraindo milhões de visitantes. No entanto, também enfrentou críticas por seu alto custo e impacto ambiental.

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade