28 de abril de 2024 13:31

Leilão da BR-040 acontecerá no dia 11 de abril; previsão de R$ 8,8 bilhões para investimentos

Atualmente, sob a gestão da Via 040, o trecho registrou mais de 300 mortes nos últimos cinco anos.

Uma das mais perigosas rodovias de Minas Gerais, a BR-040, o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, teve leilão de concessão agendado pelo Ministério dos Transportes para o dia 11 de abril na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a expectativa é que novos investimentos garantam a segurança e eficiência dessa importante via.

A previsão do Ministério dos Transportes é que o leilão assegure R$ 8,8 bilhões para investimentos em novas obras e serviços operacionais no trecho a ser concedido, que soma 231,7 quilômetros de extensão.

Entre as melhorias esperadas, destacam-se a duplicação de quase 164 km de pistas, a implantação de 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 18 retornos em nível, 34 correções de traçado, 14 km de ciclovias, 57 pontos de ônibus, 11 passagens de fauna e 8 passarelas. Além disso, está prevista a construção de Pontos de Parada de Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Atualmente, sob a gestão da Via 040, o trecho registrou mais de 300 mortes nos últimos cinco anos, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Somente em 2023, de janeiro a novembro, foram registrados 665 acidentes, resultando em 67 mortes e 876 feridos.

O edital contempla ainda a implementação de tecnologias avançadas, como sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade, análise de tráfego, detecção automática de incidentes, circuito fechado de TV com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela, além de um sistema de monitoramento meteorológico.

A possibilidade de transição do sistema de cobrança de pedágio por meio eletrônico, adotando o livre fluxo (free flow), também está no planejamento.

FONTE RADAR GERAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade