28 de abril de 2024 07:37

Destino dos Famosos: São Thomé das Letras, cidade mística e das pedras

Famosos como Jesus Luz, Vanessa da Mata, Pitty, Aline Campos e Blogueirinha já passaram pelo destino, que é repleto de atrações naturais e históricas

São Thomé das Letras, localizada na região da Serra da Mantiqueira , em Minas Gerais , é uma cidade que se destaca por sua rica história, misticismo e atrações turísticas únicas. A cidade era inicialmente conhecida como Serra das Letras, um antigo caminho para as lavras de Minas Gerais.

A origem do nome “São Thomé das Letras” remete a uma lenda sobre o encontro de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravizado fugido de João Francisco Junqueira. As “letras” no nome da cidade referem-se às artes rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de São Tomé. 

Hoje, é conhecida como a “Cidade das Pedras” e é famosa por suas histórias e lendas diversas que a tornaram uma das principais cidades místicas do Brasil. A cidade ganhou fama de destino esotérico e tem muita gente que defende que a montanha de São Thomé é um dos sete pontos mais energéticos do planeta. 

Não à toa, famosos como Jesus Luz, Vanessa da Mata, Pitty, Aline Campos e a Blogueirinha já passaram pelo destino, que é repleto de atrações naturais e históricas. 

Carla Gonzalez, chefe do Departamento de Turismo de São Thomé das Letras, apresenta a cidade como um destino turístico repleto de atrativos: “Temos diversos atrativos naturais e históricos no município para visitação, incluindo poços, grutas , cachoeiras , corredeiras, mirantes, o Parque Municipal, casarões tombados e igrejas.” 

O que fazer de dia e à noite? 

Reprodução/Prefeitura de São Thomé das Letras – 05.01.2024

Durante o dia, Carla recomenda a visitação aos atrativos naturais. À noite, os bares e restaurantes, a maioria com som ao vivo, são uma boa pedida. Entre os pontos turísticos mais visitados estão as cachoeiras e a Casa da Pirâmide, onde os visitantes sobem para contemplar o pôr do sol. Além deles, há também a Pedra da Bruxa e a Igreja Matriz. 

Conselhos e preço médio 

Para quem planeja visitar a cidade pela primeira vez, Carla aconselha: “Traga roupas leves, agasalho para as noites, e tênis para caminhar por nossas ruas e trilhas dos atrativos. O calçamento do município é feito de pedras irregulares, então o salto pode ficar em casa.” 

Ela também menciona que a maioria dos estabelecimentos hoje aceita cartão ou PIX, e que existem agências de bancos e uma casa lotérica na cidade. Mas não há caixas eletrônicos 24h na região. 

“O preço médio [de uma viagem] não temos como definir, pois depende do perfil do viajante, aqui temos desde casas de temporada e campings até pousadas luxuosas, então varia muito do que se procura”, completa. 

Segurança e transporte 

Reprodução/Instagram – 05.01.2024

A locomoção pela cidade se dá principalmente a pé, especialmente dentro do perímetro urbano. Para os passeios na zona rural , Carla sugere ir com veículo próprio, ou por meio de passeios com as transportadoras locais ou contratando um guia de turismo com veículo.

Sobre a segurança, Carla afirma que “São Thomé é muito segura como qualquer cidade do interior, mas aos feriados, recebemos muitos visitantes, então sempre é bom ficar atento aos pertences, como em qualquer lugar a se visitar.” 

Ela também informa que não há aplicativos de transporte e mobilidade urbana na cidade, mas há linhas de ônibus intermunicipais que vêm de Três Corações (MG) para São Thomé, em alguns horários diários com a viação Coutinho, e uma linha de domingo a sexta que vem de São Paulo , com a Viação Santa Cruz. Não há linhas de ônibus municipais.

Quando ir? 

A especialista conta que as pessoas procuram por São Thomé o ano todo, pois além dos atrativos naturais que são bem visitados no verão e primavera, há quem se encante pelo frio da montanha e o encanto do céu e pôr do sol, com o céu extremamente azul de inverno e de outono.

Conhecida como a cidade mística e das pedras, São Thomé das Letras transpira misticismo. Carla diz que “praticamente tudo é de pedra, desde as fachadas dos casarões antigos até o calçamento das ruas; dessa forma, a magia de São Thomé tem que ser sentida. Estamos em cima de uma montanha de pedra que funciona como um gerador de energia”, conclui.

FONTE TURISMO IG

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade