27 de abril de 2024 06:47

Fapemig dá dicas de museus que podem ser visitados durante as férias escolares neste mês

Fapemig dá dicas de museus que podem ser visitados durante as férias escolares neste mês

Durante as férias escolares de janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) preparou diversas dicas de museus mineiros que podem ser conhecidos pela população neste período. A cada dia, esses espaços atraem mais públicos por meio de atividades lúdicas, interativas, levantando debates atuais e explorando recursos digitais capazes de engajar e estimular as mentes mais curiosas.

Espaço do Conhecimento UFMG 

Até o dia 31/1, de terça-feira a domingo, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG prepara uma programação gratuita destinada a todas as idades.  “RPG no museu”, “Um Dia de Astronauta”, visita a exposição “MetropoliTRAMAS” e “Crochetando histórias” são algumas das oficinas inéditas previstas. 

O museu está localizado na Praça da Liberdade,  700, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com ingressos retirados até 2h antes do início das oficinas. 

Museu da PUC Minas  

Ainda em Belo Horizonte, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas promove atividades de pesquisa, educação e lazer com apoio de profissionais qualificados e estudantes da própria universidade. Além do acervo de zoologia e a coleção paleontológica que reúne descobertas de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul, o museu organiza atividades lúdicas para todas as idades. 

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria, na entrada do museu. Nos dias 16 a 27/1, o local irá preparar uma programação especialmente dedicada às crianças incluindo trilha, pintura rupestre, escavação arqueológica e oficina de máscaras. 

Museu Dica  

Em Uberlândia, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), exibe e discute ciência, tecnologia, inovação e conhecimento através de conteúdos que abordam questões do cotidiano de forma contextualizada e divertida. O Dica conta hoje com quatro praças temáticas, uma trilha e um espaço de exposições temporárias.  Além disso, oferece minicursos de formação de monitores, cursos para professores e oficinas de experimentos. 

O museu volta a funcionar a partir do dia 16/1. Para visitá-lo é preciso agendamento prévio por Whatsapp ou e-mail. Você pode conferir a programação do Dica nas férias, em breve, na página do Facebook

Museu dos Dinossauros  

Às margens da BR 262, no km 784, a 25 quilômetros da cidade de Uberaba, encontra-se o Museu dos Dinossauros. O espaço faz parte do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), centro de referência nacional em paleontologia que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. Vinculado à pró-reitora de Extensão Universitária (Proext), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o museu recebe 60 mil visitantes anualmente e tem em seu acervo réplicas em esqueleto, reconstruções em vida, cenários, dioramas e fósseis encontrados na região. 

O museu está aberto todos os dias, com entrada gratuita, das 8h às 17h. 

FONTE AGÊNCIA MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade