27 de abril de 2024 14:21

Programa Celular Seguro permitirá bloqueio da linha de telefone

O Ministério da Justiça e Segurança Pública firmou uma parceria com as principais operadoras de telefonia móvel do país para bloquear as linhas dos aparelhos em caso de roubo, furto ou extravio. Medida evitará que criminosos utilizem o chip em outro aparelho

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta quarta-feira (10) que a Claro será a primeira empresa de telefonia a bloquear as linhas por meio do aplicativo Celular Seguro, ferramenta digital lançada pelo governo para reduzir os crimes de roubo e furto de celulares no país. Para isso, os usuários deverão estar cadastrados no aplicativo Celular Seguro, disponibilizado pelo governo federal para todos os modelos de celular. Ao comunicar o roubo, furto ou extravio do aparelho, o usuário irá bloquear as linhas telefônicas, impedindo que os criminosos utilizem o chip em outro aparelho.

A operadora Claro irá efetuar os bloqueios à pedido dos clientes a partir desta quinta-feira (11). O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou, pelas redes sociais, que a TIM e a Vivo irão aderir ao serviço até o dia 9 de fevereiro. “É mais uma camada de proteção aos usuários, que já tinham garantidos os bloqueios do aparelho e dos acessos às contas bancárias. Inutilizar chip e linha é um passo importante para aumentar ainda mais a segurança e atingir o objetivo do Celular Seguro, que é desestimular o roubo e o furto de celulares”, afirmou Cappelli.

Segundo a pasta, o programa já ultrapassou a marca de um milhão de cadastros de usuários. O acesso é feito por meio do gov.br. Os celulares podem ser registrados via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador. Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas.

O Celular Seguro representa um botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho e de dispositivos digitais. A ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora, bancos e outros.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade