Prefeitura de Congonhas (MG) oferta 544 cirurgias de catarata em dois anos e número de exames oftalmológicos cresce 182% em 2023

A visão é um sentido essencial para a vida, por isso a Prefeitura de Congonhas se empenhou para reduzir a fila de espera por cirurgias de catarata e ampliou a oferta de exames oftalmológicos em 2023 em comparação com 2022. Os serviços são importantes para prevenir e tratar doenças que afetam os olhos.

No ano passado foram realizados 11.024 exames, este número representa um aumento de 182% em comparação com o ano de 2022 quando foram realizados 3901 procedimentos. Além do aumento na realização de exames, a Prefeitura de Congonhas realizou, por meio da Secretaria de Saúde, 544 cirurgias de catarata nos últimos dois anos e entregou no ano passado 627 óculos para alunos da rede pública e pessoas de baixa renda de forma totalmente gratuita.

O prefeito Cláudio Antônio de Souza (Dinho) comentou sobre esses resultados ressaltando a redução do tempo de espera por procedimentos oftalmológicos no município. ” Nós vimos que a fila pra atendimento pra cirurgias de catarata era muito gritante e priorizamos de forma que hoje temos a capacidade de atendimento em menos de 40 dias da demanda que surge. E isso foi muito bom principalmente porque haviam pessoas que esperavam por essas cirurgias há mais de cinco anos”, frisou.

“A Saúde integral oftalmológica foi um projeto onde nós aumentamos a capacidade instalada de profissionais oftalmologistas no município e, consequentemente aumentamos o número de exames ofertados. E, além disso a oferta gratuita de óculos e o aumento das cirurgias de catarata, fizeram parte dessa linha integral de saúde oftalmológica”, ressalta Ana Paula da Cruz, Superintende de Saúde e Promoção da Prefeitura de Congonhas.

Reportagem / Foto: Reinaldo Silva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular