4 de maio de 2024 14:30

Alerta geral: cidade confirma morte por dengue

A vítima faleceu na última segunda-feira após ser internada com quadro clínico compatível ao de dengue hemorrágica

Foi confirmado hoje (02/02) em Barbacena o primeiro óbito por dengue em 2024. O caso que estava em investigação é de um paciente que havia sido internado no Hospital Regional com quadro clínico compatível ao de dengue hemorrágica e que faleceu na madrugada da última segunda-feira (29/01).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o momento foram 223 notificações de dengue no município. Dessas, 108 foram confirmadas e 26 descartadas, estando 89 casos em investigação.

Confira a nota divulgada pela Prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), recebeu hoje (02/02) o resultado dos exames de arbovirose realizados por um paciente que faleceu no último dia 29/01, que confirmou a causa do óbito por dengue.

Trata-se de um rapaz de 54 anos, com condições clínicas que apresentava condições clínicas de evolução compatíveis com dengue grave. Diante a situação o paciente foi notificado por suspeita de dengue e seguido protoloco para investigação com amostra enviada para o Laboratório de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – FUNED. O exame foi confirmado através do método Elisa IgM positivo e segue em investigação para complementação das informações e as causas do óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que tem intensificado as ações para conter a proliferação da doença com aumento das visitas realizadas pelos agentes de combate à endemias e conta com o apoio fundamental dos agentes comunitários de saúde na identificação de criadouros, orientação à população e acompanhamento dos pacientes, realização de aplicação de inseticida – fumacê, atendimento de denúncias e reforça a importância da participação da população no combate ao vetor, com a eliminação dos reservatórios, recebimento do agente de endemias em domicílio para realização das visitas e mutirões para recolhimento de objetos que possam servir como reservatório para o desenvolvimento do mosquito.

Na presença de sintomas como febre alta, dor pelo corpo, manchas avermelhadas, procurar pelo serviço de saúde para atendimento e manejo adequado conforme classificação de risco e não realizar a auto medicação.

FONTE FOLHA DE BARBACENA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade