27 de abril de 2024 06:11

Cidania e bom exemplo: Câmara de Queluzito (MG) empossa Vereadores Mirins

A Câmara Mirim é uma ação educativa da Câmara Municipal de Queluzito (MG) que simula a atividade legislativa desde a eleição dos Vereadores Mirins, até a elaboração de projetos de leis e o debate deles em comissões e no Plenário.

Estudantes do ensino fundamental e médio fazem o papel dos Vereadores Mirins e apresentam, debatem e votam projetos para sua Cidade.

A Escola Estadual “Santo Amaro” aderiu ao projeto da Câmara Mirim criado em Queluzito, e, conosco, decidiu trabalhar. Foi um percurso longo, de atendimento das demandas burocráticas, de processo de compreensão do programa e, por fim, da eleição, mesmo que direta, dos Vereadores Mirins.

Portanto, o dia 24/10/2023, foi um dia marcante para a Câmara Municipal de Queluzito, pois concretizou o início de uma era de educação cidadã para crianças e jovens. O apoio da Escola Estadual “Santo Amaro” foi primordial, sem ela, a Câmara Municipal não conseguiria o êxito almejado pelo projeto.

Na Reunião Ordinária, do dia 24/10/2023, diplomou-se 08 Vereadores Mirins, sendo os alunos: Anna Lyvia Alves Chaves, Gabrielly Oliveira Silvano, Isaque Gabriel da Silva Peixoto, Laura Gabrielly Silva Araújo, Mayana Flávia da Silva Gonçalves, Marcos Vinicius Gomes Militão, Raiane Vitória Barbosa Vieira e Vitória Carolaine Silva Gomes.

A reunião iniciou com a chamada nominal de cada Vereador Mirim, eleitos por processo democrático realizado pela Escola Estadual “Santo Amaro”. Na sequência o Presidente da Câmara solicitou aos Vereadores que tomassem assento na tribuna de honra, o que ocorreu. Dando continuidade, o Senhor Presidente iniciou a diplomação dos eleitos, com a entrega dos respectivos Diplomas. Os Vereadores tomaram a frente do Plenário, e foi chamado um a um dos Vereadores Mirins eleitos, os quais em ato solene foram declarados diplomados e empossados. Logo após, o Senhor Presidente chamou ao Plenário a Diretora da Escola Estadual “Santo Amaro”, Sra. Aline da Costa Vasconcelos Pereira, e a ela entregou um Diploma de certificação da participação da Escola Estadual no Projeto Câmara Mirim da Câmara Municipal. Fizeram uso da palavra no sentido de enaltecer o Projeto Câmara Mirim, todos os Vereadores, Prefeito Municipal e Diretora da Escola Estadual. O Presidente da Câmara registrou que a idealizadora do Projeto Câmara Mirim, foi a vereadora Lidiane Vieira de Souza.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade