28 de abril de 2024 13:50

Alagoa: Um Tesouro Escondido no Sul de Minas Gerais

Alagoa, uma cidade no sul de Minas Gerais, é muito mais do que apenas o queijo premiado pelo qual é conhecida. É um destino de turismo sustentável repleto de belezas naturais, cachoeiras deslumbrantes, trilhas desafiadoras e uma hospitalidade que aquece o coração de qualquer visitante.

Localizada no topo do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e parte da famosa Estrada Real, Alagoa é uma encantadora cidade situada entre as majestosas montanhas da Serra da Mantiqueira, ao sul de Minas Gerais, limitando-se com os municípios de Aiuruoca e Itamonte. Apesar de pequena e tranquila, a cidade preserva sua rica cultura e tradições do campo do Sul de Minas Gerais em seus costumes, culinária, festividades e arquitetura colonial.

A principal atração de Alagoa é a produção artesanal do queijo parmesão, amplamente reconhecido como um dos melhores do Brasil. As tradições locais estão intrinsecamente ligadas à vida rural e à produção deste queijo premiado.

Além do queijo, Alagoa oferece uma série de pontos turísticos naturais que encantam os visitantes. Cachoeiras como a do Zé Pena, Corredeiras da Itaoca, Cachoeira das Borboletas, Cachoeira do Quilombo, Cachoeira do Itacolomy, Cachoeira do Funil e muitas outras são um convite à exploração e ao ecoturismo.

A cidade também é abençoada com picos imponentes, como o Pico da Pedra da Mitra, Pico do Garrafão, Pico do Rio Acima e a Pedra do Morro, que proporcionam vistas espetaculares da paisagem montanhosa ao redor. Para quem busca uma experiência mais tranquila, Alagoa oferece pousadas aconchegantes e restaurantes que servem a tradicional comida mineira, um verdadeiro deleite para o paladar.

A altitude da cidade contribui para seu clima especial, com temperaturas que podem cair drasticamente durante o outono e inverno, proporcionando um frio típico europeu, incluindo geadas e temperaturas negativas.

Onde ficar em Alagoa

Se você está planejando visitar Alagoa e procura um lugar aconchegante para se hospedar, a Hospedaria Pedra Mitra é a escolha ideal. Localizada em um cenário deslumbrante no Sul de Minas, esta pousada é perfeita para casais, famílias, montanhistas, motociclistas, peregrinos e amantes da natureza. Atenção, a hospedaria é para quem busca uma pegada mais ecológica, portanto, não espere algo muito tecnológico.

Uma das principais características que tornam a Hospedaria Pedra Mitra especial é o acolhimento do hóspede e a fusão perfeita entre a natureza exuberante da região e a culinária típica da Serra da Mantiqueira. Aqui, você terá a oportunidade de desfrutar da cozinha tradicional mineira, preparada em um fogão a lenha, além de conhecer as cervejas artesanais produzidas localmente.

Os hóspedes têm acesso à cozinha completa, ao refeitório interno e ao charmoso bistrô ao ar livre, onde podem degustar as cervejas artesanais da casa e deliciosas porções. Além disso, a pousada dispõe de uma churrasqueira para os amantes de churrasco.

A propriedade da Hospedaria Pedra Mitra é um convite à exploração. Os hóspedes podem passear por todo o sítio, desfrutando do jardim, das trilhas, de um riacho tranquilo e do mirante, que oferece uma vista deslumbrante da Serra da Mitra.

As diárias na Hospedaria incluem um delicioso café da manhã rural, que apresenta queijos premiados mundialmente, proporcionando uma experiência gastronômica única.

Durante o dia, você pode explorar picos, cachoeiras, trilhas e visitar fazendas vizinhas que produzem queijos, doces, azeites e uma variedade de produtos típicos do Sul de Minas.

A Hospedaria Pedra Mitra oferece o equilíbrio perfeito entre conforto, natureza e cultura local, tornando-a o refúgio perfeito para os viajantes que desejam vivenciar a verdadeira essência de Alagoa e da Serra da Mantiqueira.

Ainda há produção da cerveja artesanal na hospedaria e o jantar feito de maneira personalizada para agradar ao paladar dos mais exigentes.

FONTE VALE 360 NEWS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade