30 de abril de 2024 17:57

Aposentados em 2024 são Contemplados com 10 Benefícios; veja quais!

Com o avançar da idade, aos 65 anos, os idosos brasileiros adquirem o direito de receber diversos benefícios por parte do governo brasileiro. Tais benefícios abrangem uma vasta gama que vai desde a isenção de impostos até um valor mensal.

Conheça os Benefícios para aposentados

Esses benefícios surgem como uma ação tomada pelo Governo Federal para auxiliar os cidadãos nesta fase da vida. Antes de aproveitar essas regalias, os idosos têm de conhecer seus direitos e procurar os órgãos encarregues da concessão desses benefícios.

Remédio de Graça & Isenção de IPTU

Dentre os privilégios encontramos o Benefício de Prestação Continuada (BPC): valor mensal de um salário-mínimo cedido a idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ainda no conjunto dos benefícios, está a oportunidade de usufruir de medicamentos gratuitos através do programa Farmácia Popular, mediante a apresentação de uma receita médica. Em determinados municípios brasileiros, é possível isentar também o pagamento de IPTU, desde que cumpridas as condições estabelecidas por cada município.

Isenção do Imposto de Renda & Prioridade em Processos Judiciais

Outro benefício é a isenção do Imposto de Renda, dirigido a idosos que recebem pensões ou aposentadorias do INSS e que possuam uma renda anual inferior a R$ 24.751,74. Por lei, os idosos possuem ainda prioridade em processos judiciais e em órgãos públicos, uma vez que essa população tem direito a um atendimento prioritário para que possa ser atendida mais rapidamente.

Viagens e Transporte Gratuitos

Um privilégio bastante relevante é o direito ao uso gratuito do transporte público e a obtenção de passagens grátis para viagens interestaduais; para ter acesso a isto, é necessário ter em posse a carteira do idoso.

Meia-entrada em Eventos & Vagas de Estacionamento Reservadas

Um benefício interessante e que nem todos conhecem é o da meia-entrada que, além dos estudantes, também é concedido aos idosos para eventos culturais, de lazer e esportes. Há ainda a reserva de 5% das vagas para idosos nos estacionamentos públicos ou privados.

Mais Benefícios e Informações

Todos esses são benefícios que muito podem ajudar os idosos no seu cotidiano. Ao fazer valer esses direitos, os idosos ganham maior autonomia e segurança em seus dias, elevando assim seu bem-estar e qualidade de vida.

FONTE BM&C NEWS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade