30 de abril de 2024 11:43

Parques Estaduais são opção para curtir Carnaval da Tranquilidade

Unidades de conservação são alternativa para agito da folia de Carnaval

Banhos de cachoeira, caminhadas na natureza, contemplação. Essas são algumas das atividades que o visitante pode encontrar nas unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que estão espalhadas por Minas Gerais e são alternativas ao agito da folia de Carnaval.

A visita aos Parques, Monumentos Naturais e outras reservas ambientais se insere no projeto Carnaval da Tranquilidade, desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

A intenção é indicar alternativas para quem quer curtir o Carnaval da Tranquilidade, explorando destinos turísticos de Minas Gerais que combinam aventura, religiosidade, gastronomia, cultura e riquezas naturais.

Destinos

Em São Gonçalo do Rio Preto, na região do Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto oferece atrações como cachoeiras, praias de areia branca e mirantes. Existem passeios leves, médios e aqueles que exigem um pouco mais do visitante. O Parque possui uma infraestrutura completa com alojamentos, área de camping e churrasqueiras.

Na Zona da Mata, em Lima Duarte, fica uma das unidades de conservação mais famosas de Minas, o Parque Estadual do Ibitipoca. O Parque abriga atrativos como a Janela do Céu, o Pico do Pião e a Cachoeira dos Macacos, cada um com um nível de dificuldade para acessar. A unidade de conservação possui área de camping.

No Leste do Estado, o Parque Estadual do Rio Doce oferece estrutura completa para o visitante, como alojamentos, área de camping e churrasqueira. O principal atrativo é a Lagoa do Bispo, com a possibilidade de banhos e pesca de espécies exóticas para os amantes da pescaria, com embarcações disponíveis para aluguel.

Próximo a Belo Horizonte, a Rota das Grutas Peter Lund abriga um conjunto de grutas e espaços que remetem ao início dos estudos da arqueologia no Brasil, pelo dinamarquês Peter Wilhem Lund.

Ela é composta pelo Parque Estadual do Sumidouro (que abrange Lagoa Santa e Pedro Leopoldo e abriga, dentre outros atrativos, a Gruta da Lapinha), o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, e o Monumento Natural Estadual Peter Lund, em Cordisburgo, que abriga a Gruta do Maquiné.

Clique aqui e conheça os parques estaduais.

Carnaval da Tranquilidade

O leque de opções de destinos para quem quiser aproveitar o Carnaval da Tranquilidade em Minas ainda inclui Caxambu, Araxá, São Lourenço, Cambuquira, Carrancas, Serra do Cipó, Três Marias, Serra da Canastra, Cordilheira do Espinhaço, Poços de Caldas, Conceição do Mato Dentro, Aiuruoca, Tabuleiro, São Thomé das Letras e Açucena.

A Secult realizará diversas ações em todo o estado para qualificar, estruturar e promover o Carnaval da Tranquilidade, com projetos em 450 municípios em 2024. Minas oferece opções variadas, que vão desde parques municipais, estaduais, naturais e parques ecológicos, a mais de 1 mil cachoeiras, dez estâncias hidrominerais, 22 grutas, nove cavernas, quase 30 represas, 70 mirantes – incluindo o famoso Mirante dos Planetas – , mais de 150 museus, 50 mercados registrados, sendo os principais deles os Mercados Municipais, e mais de 500 igrejas registradas no Portal Minas Gerais, além de 200 capelas e 40 santuários.

FONTE AGÊNCIA MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade