O Ministério das Comunicações (MCom), pasta sob direção do ministro Juscelino Filho, confirmou nesta quinta-feira (8), a Retransmissão de TV Digital em 18 municípios das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Com a ampliação, mais de 1,5 milhão de brasileiros terão televisão com sinal digital nos próximos meses.
“A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país”, destacou o ministro Juscelino Filho.
O estado de Minas Gerais é o mais beneficiado pela outorga, com 7 municípios contemplados pela decisão. Na sequência aparece o Paraná, com 5 cidades e Bahia, com dois municípios. Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul empatam com uma cidade beneficiada pela autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações.
As autorizações para execução do serviço de RTV poderão ser concedidas em caráter primário (canal protegido de interferências) ou secundário (canal sem proteção contra interferências). Nos dois casos, as autorizações são concedidas de forma precária, por serem serviços ancilares ao serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV), podendo a União requerer o canal a qualquer tempo.
Confira a lista de cidades beneficiadas:
- Conquista (MG);
- São Sebastião do Paraíso (MG);
- São João Del Rei (MG);
- Poços de Caldas (MG);
- Divinópolis (MG);
- Frutal (MG);
- João Pinheiro (MG);
- Catu (BA);
- Luís Eduardo Magalhães (BA);
- Guarapuava (PR);
- Paranaguá (PR);
- Telêmaco Borba (PR);
- Santo Antônio da Platina (PR);
- Pato Branco (PR);
- Caçapava do Sul (RS);
- Penedo (AL);
- Patos (PB);
- São Pedro do Piauí (PI).
FONTE TUDO CELULAR