28 de abril de 2024 13:53

Número de vagas temporárias em Minas Gerais deve crescer no 1° trimestre

Estimativa da Asserttem é que as contratações aumentem 6% no primeiro trimestre deste ano, dentro da média nacional

Minas Gerais deve acompanhar a perspectiva de crescimento na abertura de vagas temporárias prevista para o País no primeiro trimestre do ano, que é de 6%, conforme estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

“No momento, o cenário macroeconômico está favorecendo as contratações temporárias, além do impacto de algumas datas, como a Páscoa. O bom desempenho da agroindústria, em especial, na região do Triângulo Mineiro, também é um fator positivo para a geração de vagas”, observa o diretor da Asserttem em Minas, Glaucus Botinha.

Ele também destaca o ambiente favorável aos negócios no Estado, que vem atraindo mais investimentos, contribuindo para que Minas Gerais se destaque na geração de postos de trabalho no Brasil, como aconteceu em 2023, sejam vagas formais ou temporárias em Minas Gerais.

A Pesquisa “Volta às Aulas 2024 – Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais”, elaborado pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), divulgada ontem, confirma o movimento de contratações de temporários no Estado. O varejo que trabalha com itens de material escolar com o objetivo de atender melhor o aumento da demanda, 22,5% dos empresários disseram pretendiam abrir vagas temporárias em Minas Gerais.

Nacionalmente, o cenário para o ano de 2024 em relação às vagas temporárias é avaliado como otimista pela Asserttem, que prevê a geração de 780 mil vagas temporárias nos três primeiros meses de 2024.

Para o presidente da associação, Alexandre Leite Lopes, cada vez mais as empresas entendem a importância do regime jurídico como ferramenta de gestão de mão de obra e rápida contratação para atenderem suas demandas. “Em 2024, a Lei Federal 6.019/74 completa 50 anos. Um marco histórico que celebra essa relevante opção formal de contratação, que preserva os direitos dos trabalhadores e ainda confere flexibilidade de gestão para as empresas acompanharem as oscilações do mercado”, destaca.

Apesar das expectativas de que a economia brasileira irá desacelerar neste ano, Lopes observa que a oferta de vagas temporárias está aquecida. O que confirma a projeção de crescimento de cerca de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado principalmente pelo turismo, setor da indústria e agronegócio.

O verão e o Carnaval são alguns dos fatores que impulsionam as contratações nas áreas do turismo, como no segmento de empresas aéreas e do setor de serviços de forma geral. Ele observa que as indústrias já iniciaram as contratações para a Páscoa.

Embora as perspectivas sejam otimistas, Lopes reforça que os números se tratam de projeções e que há variáveis que podem mudá-los. “Em condições normais, nossa expectativa é positiva. O trabalho temporário é um termômetro da atividade econômica no País. Por isso, precisamos ser cautelosos, pois as questões climáticas e políticas, por exemplo, podem frear as contratações”, alerta.

De acordo com a Asserttem, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024 as contratações temporárias devem ser puxadas pelo setor da Indústria (45%), seguido pelo de Serviços (40%) e Comércio (15%).

Contratações de temporários cresceram no ano passado

No ano passado, a estimativa da entidade é que tenham sido geradas cerca de 2,3 milhões de vagas temporárias entre os meses de janeiro e dezembro, um recuo de 3,4% em relação ao ano de 2022.

“Apesar da retração em relação ao ano anterior, o resultado de 2023 foi muito bom. O cenário político e as definições da reforma tributária provocaram o adiamento das contratações temporárias. Porém, isto vai impactar de forma positiva neste início de 2024, já que o mercado está com inúmeras oportunidades para o trabalhador”, diz Lopes.

Por outro lado, a taxa de efetivação média dos temporários em 2023 teve alta em relação a 2022, passando de 20% para 22%. “As empresas estão atentas aos trabalhadores temporários. Aqueles que se destacam durante o contrato têm tido a oportunidade de efetivação. O que reforça o regime jurídico como uma ótima opção para quem está desempregado ou busca pelo primeiro emprego”, observa.

FONTE DIÁRIO DO COMÉRCIO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade