28 de abril de 2024 02:22

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, festeja 300 anos de sua criação

Celebrando três séculos de história e evangelização, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas (MG), inicia nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, as comemorações pelos 300 anos de sua criação.

Instituída em 16 de fevereiro de 1724, quando o atual território da Arquidiocese de Mariana era ligado à então Diocese do Rio de Janeiro (RJ), a paróquia de Catas Altas é uma das três comunidades de fé que estão festejando seu tricentenário nessa data.

Para o Pároco local, Padre Bruno Gomes Silva, é motivo de muita alegria. “Olhamos para trás e percebemos 300 anos de história, de caminhada, de alegrias e desafios, mas de um grande desejo de evangelizar”, disse.

“É nesse sentido que nós vamos celebrar essa festa, claro, pensando propriamente em todas as pessoas que por aqui passaram, se dedicaram, mas, ao mesmo tempo, olhar para nossa história é também o motivo de agradecer a Deus por tanto cuidado, tanto carinho e tanta generosidade”, reforçou.

Celebrações

A abertura das festividades é nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, dia da criação da paróquia, e seguem até o dia 25. Marcando o início das comemorações, uma missa solene cantada será realizada às 19h na Igreja Matriz.

Ao longo dos próximos dias, uma programação com a participação de ex-párocos, pastorais e movimentos marcarão a festa. Já no sábado, 24 de fevereiro, acontece uma procissão motorizada pelas ruas da cidade histórica.

A celebração será encerrada no domingo, dia 25, com a missa festiva celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 9h.

“Tenho dito que é a festa da unidade paroquial. Como uma grande família que somos, [vamos] agradecer a Deus essa dádiva que é a nossa paróquia”, declarou Padre Bruno.

Confira a programação completa:

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas/Divulgação

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade