Igreja se emancipou em 2006.
A Igreja Batista Betel Nacional Belo Vale, em sua grande missão de anunciar o “Evangelho de Jesus Cristo; sua Palavra e sua Obra Salvífica” deu abertura ao seu Jubileu de Pérola na noite de 18/02, com o Culto ao Louvor e Gratidão ao Senhor, com participação da Ministra da Palavra Pastora Tarcya Keyler, da Igreja Batista Hebrom.
A Evangelização da Igreja Betel deu início em Belo Vale, em 1994. Os idealizadores Léo Fernandes e Antônio Moura, junto a um grupo de evangélicos se uniram para conquistar um segmento Batista na cidade. A Igreja Batista Betel do bairro Flamengo, Contagem assumiu o desafio. O primeiro culto aconteceu em 19/02/1994, ministrado pelo Pastor Clébio Torres, na casa dos irmãos Cassimiro e Dalva.
Segundo o Pastor Antônio Moura, entre os anos de 1994 a 2002 a liderança local esteve sob sua responsabilidade, bem como, dos evangelistas Dalva de Oliveira e Nilton Neves. A partir de 2002, sua experiência em consagração eclesiástica levou-o à função de Pastor Auxiliar. Em 2005, Antônio se consagrou ao Ministério Pastoral Batista. Após 12 anos sob a profícua liderança do Pr. Clébio Torres, a Congregação se emancipou e ganhou independência como Igreja, sem vínculos administrativos com Contagem, em 2006.
A Igreja que é mantenedora da Associação Evangélica de Belo Vale funcionou no bairro Niterói. Em seguida, permaneceu vários anos na Avenida Paiva Lopes, centro. Em 18/06/2018, inaugurou sua sede própria à Rua Tapajós, 67, Vila Carijós, utilizando-se de recursos exclusivos da Igreja. Nesse endereço, está celebrando seu Jubileu de 30 anos.
Programação do Jubileu
A programação continua no dia 21, quarta-feira, com o teólogo e cancioneiro Vitor Quevedo e, se encerrará em 25 de fevereiro com o Pastor Juraci Miranda, sempre às 19 horas.
Lembrança no coração da Igreja
O Pastor Eder Luiz Moreira nasceu em 1982; aos 10 anos, chegou com sua mãe Beatriz para o meio cristão evangélico. Em 1994, iniciou os trabalhos pela Igreja Batista Betel de Contagem. Em 2005, casou-se com Ariana Vieira Dias, com quem foi pai de Ana Clara e Daniel Luiz. Em 2010, assumiu a função de Pastor Auxiliar local. Foi ordenado Pastor da Ordem dos Ministros Batistas Nacionais (ORMIBAN-MG), em concílio formado por diversos pastores e líderes, em 28/03/2015. Pastor Eder voltou para o lar Celestial em 14/07/2021.
Antônio Moura, uma missão de evangelista
O Pastor Antônio Moura, Bacharel em Teologia, é pós-graduado em Ensino Religioso e Ciências da Religião pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Filiado à Ordem dos Ministros Batistas Nacionais (ORMIBAN), atuou como membro de alguns Conselhos na entidade. A ORMIBAN Central em Minas Gerais, presidida pelo Pr. Wellington Santos, congrega, aproximadamente, 424 pastores. No presente, Pastor Antônio Moura assume o 1º Vice-Presidente da Ordem. Uma vida, uma história de luz, uma missão dedicada à evangelização em sua cidade.
– Nestes 30 anos, batismos, apresentações de crianças, casamentos, celebrações de bodas, seminários, eventos e muitas outras atividades foram realizadas, sempre com o objetivo de “espalhar a boa Semente” e unir os congregados e a comunidade cristã.
Pastor Antônio Geraldo Malta de Moura é, também, redator do Informativo Batista, com publicação mensal.
Tarcísio Martins, jornalista.