28 de abril de 2024 12:15

Vereador Giuseppe Laporte vota contra aumento do reajuste de salário de prefeito, vice e dos vereadores: “ É um voto de protesto.”, assinalou

A fala ocorreu na terça-feira (27) ao final da sessão da Câmara de Lafaiete (MG), onde o vereador Giuseppe Laporte (MDB) votou contra o aumento do subsídio mensal Prefeito, Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais de Conselheiro Lafaiete no percentual de 4,62%. O projeto foi aprovado pelo Legislativo com voto contrário de Giuseppe.
“ Este é um voto de protesto contra a política de reajuste de salários dos servidores públicos municipais, pois no ano de 2023 os mesmos tiveram que socorrer-se ao Poder Judiciário para garantir o efetivo reajuste de seus vencimentos. Sendo assim, questiono ao Prefeito e ao Vice-Prefeito se durante essas duas legislatauras estes tiveram os seus vencimentos defasados? Chamo atenção para essa indagação, pois os servidores públicos municipais precisam efetivamente ser valorizados.”, justificou.
Por outro lado, Giuseppe votou favoravelmente ao aumento de 7,62 aos servidores públicos, tanto da Câmara e da Prefeitura, retroativo a janeiro. O percentual de 3¢ corresponde ao ganho conforme acordo estabelecido em audiência de conciliação realizada no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em 13 de julho de 2023, após greve dos servidores.
O valor de 4,62% corresponde a reposição da perda salarial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Aplicado – IPCA do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.
Também foi aprovado o novo valor do vale alimentação de R$459,31 aos servidores públicos municipais, ocupante de cargo efetivo, comissionado ou decorrente de contrato.
“Tudo o que for favorável ao servidor para a garantia de seus direitos somos favoráveis”, assegurou Giuseppe.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade