28 de abril de 2024 00:39

São Brás X Jeceaba: Vallourec contesta prefeito, diz que empresa está sediada em Jeceaba (MG) e reforça que os licenciamentos ambientais estão em dia

A Vallourec esclareceu a nossa reportagem que o seu empreendimento está localizado de forma integral no território de Jeceaba (MG). A resposta veio um dia após o Prefeito de São Brás do Suaçuí, Dunguinho (Republicanos), divulgar a nota questionando a delimintação da área onde está instalada a planta da siderúrgica.

A empresa também reforçou que está com o licenciamento ambiental regular e que cumpre todas as medidas de mitigação acordadas com os órgãos competentes.”A Vallourec reafirma o seu compromisso com a segurança, o meio ambiente, a ética e a transparência em todas as suas ações, sempre atuando conforme legislação vigente e orientada pelos órgãos fiscalizadores e reguladores”, disse a nota da Vallourec.

Entenda o caso

Uma das principais questões levantadas em um processo judicial é a delimitação territorial entre os municípios de Jeceaba e São Brás do Suaçuí, onde está localizada a sede da VSB. O argumento central é de que a Vallourec é localizada após o limite de jeceaba, adentrando o espaço de São Brás do Suaçuí. Sendo assim o principal questionamento reside na inadequação da distribuição tributária, visto que a VSB, embora opere dentro de uma parte da área rural de São Brás do Suaçuí, tem direcionado suas contribuições fiscais somente para o município de Jeceaba. Tal discrepância não apenas prejudica a justiça fiscal, mas também priva São Brás do Suaçuí de recursos vitais para o desenvolvimento local”, disse o Prefeito.

Em junho de 2023, a Prefeitura Municipal de São Brás do Suaçuí iniciou uma ação liminar em busca de justiça tributária e ambiental contra a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB), uma vez que, desde a instalação da empresa na região, o município vem sofrendo impactos significativos devido à sua atividade industrial. Esta ação é movida não apenas contra a VSB, mas também contra a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Estadual do Meio Ambiente, responsáveis pelo processo de licenciamento ambiental para as operações da empresa; além do município vizinho de Jeceaba, cidade onde a empresa está instalada.

“Além disso, as atividades da VSB têm causados danos significativos ao meio ambiente e à qualidade de vida dos cidadãos de São Brás do Suaçuí, uma vez que a indústria siderúrgica é responsável pela emissão de uma série de gases poluentes como, por exemplo, óxidos de enxofre (SOx), monóxido de carbono (CO) e metano (CH4), bem como poluição em seu meio antrópico. A poluição atmosférica resultante de suas operações industriais é uma fonte de preocupação constante, afetando a saúde e bem-estar da população local. O não cumprimento das condicionantes do licenciamento ambiental, evidenciadas por um longo estudo da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), aprofunda essa preocupação, revelando uma clara negligência por parte da empresa em relação às suas responsabilidades ambientais”, disse o Prefeito Dunguinho.
Ele disse que processo em questão visa não apenas corrigir as distorções na distribuição de receitas tributárias, mas também garantir que a VSB seja responsabilizada pelos danos que causa ao meio ambiente e à comunidade de São Brás do Suaçuí. A busca por uma compensação financeira justa é uma medida crucial para assegurar que o município tenha os recursos necessários para diminuir os impactos negativos e promover o desenvolvimento sustentável. O processo tem o objetivo de comprovar que a VSB está sediada dentro do território de São Brás do Suaçuí para que, assim, a cidade possa receber as compensações financeiras como acontece com o município vizinho de Jeceaba, com o consequente recolhimento ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, participação em ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, além do recolhimento retroativo dos últimos 05 anos de toda a relação jurídica tributária com o município.

Embora a primeira decisão do juízo da Comarca de Entre Rios de Minas possa ter sido desfavorável, o município de São Brás do Suaçuí está determinado a continuar a luta por justiça. Um recurso foi apresentado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para que o mérito possa ser julgado.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade