27 de abril de 2024 12:08

Lula tende a criar NOVO programa vale-carne! Benefício de R$ 35 para quem recebe bolsa família!

governo Lula está avaliando a implementação de um projeto intitulado “Carne no Prato”. Este projeto, apresentado por pecuaristas de Mato Grosso do Sul, propõe a criação de um voucher para auxiliar famílias de baixa renda a comprar até 2 quilos de carne bovina por mês.

Vale-Carne enviado para análise!

A proposta foi enviada pelo ministro Paulo Teixeira ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e à Casa Civil para avaliação. Conforme os proponentes do projeto, este poderá beneficiar até 19,5 milhões de pessoas e criar uma demanda anual por mais 2,3 milhões de cabeças de gado.

Qual o ponto negativo da proposta?

No entanto, especialistas questionam a viabilidade do “Programa Carne no Prato”. Argumentam que limitar a escolha do benefício apenas à carne bovina pode não ser a melhor abordagem, visto que outros tipos de proteínas podem oferecer melhor custo-benefício. Além disso, a criação de gado tem impactos ambientais que precisam ser considerados.

Como funciona o programa?

Segundo o pecuarista Guilherme Bumlai, o programa funcionaria como um voucher de R$ 35, destinado à compra de pelo menos 2 quilos de carne bovina por mês. Este benefício estaria inicialmente disponível para famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais, como as beneficiárias do Bolsa Família. O voucher seria utilizado para compra de carne bovina em supermercados e açougues conveniados.

Como se cadastrar no CadÚnico?

Para se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), siga estes passos simplificados:

  1. Localize o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência.
  2. Entre em contato com o CRAS para agendar um atendimento.
  3. Compareça ao CRAS no horário agendado com os documentos necessários.
  4. Preencha o formulário de cadastro com as informações solicitadas.
  5. Após o cadastro, aguarde a análise das informações e a possível inclusão em programas sociais do governo.

Como se cadastrar no bolsa família?

Para se cadastrar no Bolsa Família em 2024, siga estas etapas:

  1. Reúna os documentos necessários:
    • Documento com foto (RG ou CNH) do solicitante
    • Título de eleitor ou CPF do solicitante
    • Comprovante de endereço do solicitante
    • Comprovante de tutela (se aplicável)
    • Documentos com foto (RG), CPF e outros (se aplicável) dos demais familiares
  2. Verifique a necessidade de outros documentos, como comprovante de vacinação, matrícula escolar e acompanhamento pré-natal.
  3. Utilize o site ou aplicativo MOPS para encontrar o posto de atendimento mais próximo.
  4. Compareça ao posto de assistência social ou órgão público para uma entrevista, levando os documentos necessários. Não é necessário levar toda a família.
  5. Durante a entrevista, serão confirmadas as informações dos documentos.
  6. Após o cadastro, caso ainda não tenha, você receberá o NIS, que é o número de cadastro para cidadãos que já recebam algum benefício social.

Consequências para o setor pecuário

Embora o “Programa Carne no Prato” possa ser uma maneira de incentivar o setor pecuário, que tem enfrentado queda nos preços do boi gordo, não está claro como o projeto seria financiado ou como seria garantida a utilização correta dos vouchers.

Ainda há dúvidas se a restrição da escolha de alimentos dos beneficiários à carne bovina seria a melhor abordagem para atender às necessidades nutricionais dessas famílias.

Considerações finais

A proposta do “Programa Carne no Prato” está sendo analisada e ainda não foi aprovada. Porém, levanta questões importantes sobre acesso a alimentos, segurança nutricional e o futuro da pecuária no Brasil. Afinal, buscar soluções que beneficiem tanto os produtores rurais quanto as famílias em situações de vulnerabilidade social é um desafio constante.

FONTE: MONITOR DO MERCADO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade