27 de abril de 2024 22:17

Cidade do interior de MG, com menos de 3 mil habitantes, foi uma das que mais ‘esquentou’ no Brasil

Município de Piau, na Zona da Mata mineira, chegou a atingir as primeiras posições das que mais esquentaram em 2023 no ranking nacional, segundo o Cemaden. Climatologista explica.

A cidade de Piau, com aproximadamente 2.700 habitantes, conhecida popularmente como a “Terra da Banana”, foi uma das que mais “esquentou” em Minas Gerais no ano de 2023. O município também chegou a atingir as primeiras posições do ranking nacional de anomalia nas temperaturas.

Segundo os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o município ocupou o 1º lugar no levantamento em Minas nos meses de fevereiro, junho e agosto do ano passado. Em âmbito nacional, apareceu na 4ª, 5ª e 3ª colocação nos mesmos períodos.

Em dezembro, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 34,49º, maior máxima registrada no município em 2023.

Como ficou a temperatura na cidade mês a mês em 2023?

  • Janeiro: sem destaque;
  • Fevereiro: cresceu 2,4 °C, terminando em 4º lugar no Brasil e em 1º em MG;
  • Março: aumento de 2,56 °C acima da média;
  • Abril: sem destaque;
  • Maio: aumento de 2,05 °C acima da média;
  • Junho: cresceu 2,9 °C, terminando na 5ª colocação no Brasil e 1ª em MG;
  • Julho: sem destaque;
  • Agosto: cresceu 3,5 °C, terminando em 3º no Brasil e a líder em MG;
  • Setembro: aumento de 3,03 °C acima da média;
  • Outubro: aumento de 3,04 °C acima da média;
  • Novembro: sem destaque;
  • Dezembro: cresceu 4,8 °C, terminando em 11º no Brasil e novamente como 1ª em MG. Atingiu a temperatura máxima do ano, com 34,49 °C.

Qual foi o motivo de tanto calor?

Conforme o climatologista Fábio Sanchezos aumentos nas temperaturas médias não são um fenômeno isolado, mas sim um fato recorrente ao longo dos últimos anos.

Para o especialista, uma das condições que influenciou essa anomalia em cidades mineiras como Piau foi o bloqueio atmosférico.

“Esses padrões consistem em ventos quentes da alta atmosfera, que descem para a superfície e atuam como uma “tampa”, bloqueando o avanço das massas de ar frio vindas do Sul do país”.

Outro fator citado pelo climatologista, que pode ocasionar o aumento da temperatura na região, está relacionado às condições topográficas: a altitude e o uso no entorno. Isso porque o bloqueio atmosférico, que tem se tornado muito comum nos últimos meses do ano, influencia na mudança de massas de ar.

“Essas condições fortalecem a irradiação da superfície, isto é, a entrada de sol na superfície, que também contribui para o aumento da temperatura com a água”, explicou.

Minas Gerais foi o estado que mais esquentou no país

Ainda de acordo com os dados da Cemaden, Minas Gerais foi classificado como o estado que mais esquentou no paísBelo Horizonte, por exemplo, foi a capital brasileira que mais aqueceu em 2023.

Já o Vale do Jequitinhonha foi a área do país que registrou a maior amplitude térmica, termo usado para indicar a diferença entre a temperatura máxima e a mínima durante certo período.

Para a pesquisadora Ana Paula Cunha, um dos fatores a ser analisado para esse resultado no estado está ligado ao desmatamento. “Mas no geral, as mudanças climáticas são o motivo para essa alta nas temperaturas”, completou.

FONTE G1 ZONA DA MATA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade