Chevrolet Onix Plus segue sendo o sedã mais emplacado do país em fevereiro, mas o número de emplacamentos recua.
O sedã é uma categoria que tem perdido espaço no mercado ao longo dos últimos anos, mas nem por isso o público abandonou os modelos de três volumes. Um bom sinal disso é que o ranking de vendas de carros novos do segmento registrou crescimento em fevereiro em relação a janeiro.
Mesmo com menos dias úteis e um feriado no meio, o mês passado teve mais emplacamentos na categoria do que em janeiro, embora o primeiro mês do ano tenha sido fraco em vendas. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
A lista de sedãs mais vendidos continua praticamente a mesma, embora alguns automóveis que costumavam ficar em posições melhores tenham caído bastante. Por outro lado, o Chevrolet Onix Plus se manteve invicto na liderança com 3.259 emplacamentos no período.
Apesar de ter garantido a primeira posição, o modelo vendeu 9% menos no mês, equivalente a 300 unidades. No ranking geral de emplacamentos, o sedã da Chevrolet ocupou a 13ª posição em janeiro e a 17ª em fevereiro.
Queda do Cronos
O Fiat Cronos teve o resultado mais surpreendente no período. O sedã mais barato do Brasil caiu da segunda posição para a quinta em apenas um mês, um recuo de 43% no número de emplacamentos (de 2.926 para 1.657). A queda na lista geral totalizou 13 colocações, de 21º para 34º lugar.
Quem tratou de ocupar o segundo lugar do pódio foi o Volkswagen Virtus, que registrou alta de 7% nas vendas. O famoso Toyota Corolla, único sedã médio do ranking, teve aumento de quase 17% nas comercializações, garantindo a 3ª posição.
Os 10 sedãs mais vendidos do Brasil em fevereiro
- Chevrolet Onix Plus – 3.259 unidades
- Volkswagen Virtus – 2.538 unidades
- Toyota Corolla – 2.501 unidades
- Hyundai HB20S – 2.205 unidades
- Fiat Cronos – 1.657 unidades
- Toyota Yaris Sedan – 1.436 unidades
- Honda City – 914 unidades
- Nissan Versa – 888 unidades
- BYD Seal – 455 unidades
- Nissan Sentra – 356 unidades