A Defesa Civil Municipal de Congonhas, com apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale, irá realizar, no dia 7 de abril (domingo), às 10h, o Simulado de Emergência de Barragens Integrado da Zona de Autossalvamento (ZAS) das 15 estruturas inscritas atualmente no Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB). Deste total, 14 destinam-se a contenção de rejeito ou sedimento e uma funciona como reservatório de água. O exercício simulado prático serve para averiguar a funcionalidade do plano de evacuação integrado e do sistema de alerta sonoro, reforçando a cultura de prevenção, orientando moradores, visitantes, órgãos públicos e empresas sobre como agirem em uma possível situação real de emergência.
Além de cumprir o exigido pela legislação vigente, o simulado é uma ação preventiva. É importante destacar que não houve alteração dos níveis de segurança das barragens.
Como forma de preparação para o simulado, o Plano Municipal de Segurança de barragens (PMSB) realizará, entre 1º e 4 de abril, a partir das 18h30, os Seminários Orientativos – Reuniões Públicas, em 12 locais inseridos na Zona de Autossalvamento (ZAS). Estes seminários, que atendem a uma exigência da legislação vigente, funcionam como treinamento expositivo, envolvendo agentes internos e externos, e possuem o propósito de orientar a população sobre como proceder durante o simulado.
IIniciativa inédita no Brasil, o Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) foi criado pela Prefeitura de Congonhas e conta com o apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale. A ação voltada para a comunidade é gerida pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), com acompanhamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).
O simulado
O objetivo do Simulado de Emergência de Barragens Integrado será avaliar a eficácia das rotas de fuga, dos pontos de encontro e do sistema de alerta sonoro, além de verificar a participação da população sem dificuldade de locomoção que vive em Zona de Autossalvamento (ZAS). A atividade permitirá ainda calcular o tempo de resposta do município e empreendedores. O último item será avaliado pela primeira vez desde a integração dos mapas de inundação das barragens situadas em Congonhas e no seu entorno.
Como o Plano Municipal de Segurança de Barragens reúne todas as barragens em um só mapa de inundação, ele identifica rotas de fuga e pontos de encontro seguros para todas as situações previstas, como também unifica e padroniza a orientação oferecida à população, tornando a mensagem mais confiável e segura.
O Simulado de Emergência de Barragens Integrado realizado em 2023 foi acompanhado e validado pelas Defesas Civis Estadual e Municipal. Participaram do treinamento prático do ano passado 592 pessoas, número este considerado satisfatório pelos organizadores. As observações dos moradores foram levas em consideração durante a atualização do plano de evacuação integrado e contribuíram para o aperfeiçoamento dos pontos de encontro, rotas de fuga, sistema de alerta sonoro, bem como para a definição dos locais em que serão realizados os seminários orientativos deste ano.
Quais bairros de Congonhas participarão do simulado?
Ao todo, 30 bairros, um distrito e um balneário serão convidados para o exercício simulado. São aproximadamente dez mil e seiscentos habitantes na região da Zona de Autossalvamento (ZAS), onde existem 16 unidades de saúde, dez unidades de ensino e uma unidade prisional.
Além do distrito de Lobo Leite e do Centro, participarão da atividade Ipiranga, Jardim Profeta, Vila São Vicente, Belvedere, Zé Arigó, Boa Vista, Lamartine, Vila Andreza, Ideal, Matriz, Praia, Dom Silvério, Nova Cidade, Rosa Eulália, Campinho, Vila Ventura, Grand Park, Fonte dos Moinhos, Vila Rica, Cristo Rei, São Domingos, Residencial Gualter Monteiro, Chacreamento Lagoa Comprida, Chacreamento Vista Alegre, Esmeril, Motas (Ouro Preto), Plataforma, Palmital, Vila Condé e ainda o Parque Ecológico da Cachoeira.
Como vai funcionar o simulado?
O cenário
planejado pelo PMSB para o simulado indica evacuação preventiva em nível 2 de emergência. Assim que o sistema de alerta sonoro for acionado (toque de sirene), o participante deverá caminhar calmamente pela rota de fuga, sinalizada, mais próxima de sua localização até um dos 64 pontos de encontro referentes à ZAS. Um dos objetivos técnicos do treinamento será medir o tempo que a comunidade gastará para realizar este deslocamento.
A exemplo do que ocorreu em 2023, o sistema de alerta sonoro será acionado por 20 minutos e deverá ser ouvido por toda a Zona de Autossalvamento (ZAS).
O tempo de deslocamento da comunidade que vive na Zona de Segurança Secundária (ZSS) não é objeto de teste neste treinamento, mas haverá novamente equipes de apoio para orientar quem chegar aos pontos de encontro desta região da cidade.
Neste treinamento prático, os participantes deverão avaliar as rotas de fuga, os pontos de encontro, as sirenes e a comunicação prévia.
Na chegada ao ponto de encontro, as pessoas terão a presença registrada e deverão responder a uma pesquisa de satisfação.
Para este simulado, ainda não haverá a necessidade da participação de quem possui dificuldade de locomoção e crianças.
Os animais de estimação e criação só irão participar quando for realizado um treinamento de evacuação em nível 3 de emergência.
Trânsito
Na véspera (06.04.2024) e no dia do exercício simulado, os órgãos responsáveis pela organização do trânsito irão estabelecer pontos de bloqueio de veículos em algumas ruas e avenidas de Congonhas e na MG-030. A medida preventiva visa a garantir a segurança da população durante a montagem e desmontagem das estruturas e o deslocamento da população pelas rotas de fuga até os pontos de encontro. Desta vez, no entanto, não haverá travessia de pedestres na BR-040, o que fez com que o número total de pontos de encontro referentes à ZAS e à ZSS aumentasse de 92 para 95.
Para mais informações, ligue para a Defesa Civil Municipal: 3732-0789 ou 199.
Assessoria de Imprensa do PMSB